Outeiro Secano em Lisboa

Junho 17 2013


Quem nasceu em Chaves ainda que aí não viva em permanente, a cidade jamais lhe sai do pensamento e tudo quanto vê pelo mundo fora, serve-lhe de comparação. Ainda recentemente andando por Espanha, visitando entre outras cidades a de Mérida que, durante a ocupação romana, tinha o nome de Emérita Augusta e foi a capital da Lusitânia, constatei muitas semelhanças com Chaves.

Desde logo o rio Guadiana que a divide, tal como o Tâmega divide a nossa cidade. No passado ambas privilegiaram a sua actividade na margem direita, pese embora preservem ainda as pontes romanas que ligavam as duas margens, servindo fundamentalmente para a entrada e saida de quem visitava as cidades.

O facto de ter sido uma cidade povoada pelos romanos, em Mérida acontece o mesmo que em Chaves, em cada cavadela surgem vestígios da civilização romana. Pela sua importância no passado, os achados em Mérida, são incomensuravelmente maiores do que os de Chaves, mas fiquei com a ideia de que têm resolvido melhor, essa relação do antigo com o moderno.

A não ser o anfiteatro romano cuja monumentalidade vale pelo seu conjunto, as restantes ruínas não são impeditivas ao progresso. Deste modo ainda que preservem essas ruínas, constroem por cima, utilizando técnicas de construções onde as duas civilizações coabitam numa simbiose perfeita, sendo visível por toda a cidade, os vestígios do antigo com o moderno.

A distância entre Chaves e Mérida é de cerca de 550 quilómetros, quer fazendo o percurso sempre por Espanha, com passagem por Zamora, Salamanca, Placência e Cáceres, quer vá pela A24, A23 e depois pelo IP 2 até Badajoz. Quem queira fazer este segundo trajeto, não deixe de visitar Elvas, cidade património mundial e dar um salto a Olivença, que mudou de nacionalidade, mas preserva ainda a simpatia pelos portugueses, assim como o nome das ruas, tendo  na mesma placa o seu nome em espanhol e português.
publicado por Nuno Santos às 07:53

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
14
15

18
20
22

26
29



links
pesquisar
 
blogs SAPO