Outeiro Secano em Lisboa

Agosto 11 2013

 

Quem visitar Lisboa até ao dia 18 de Agosto, poderá assistir a um espectáculo de imagem luz e cor projetado sobre o arco da rua Augusta e nos edifícios laterais, evocando um resumo da história de Portugal, desde a Lusitânia de Viriato até aos dias de hoje. Trata-se de um espectáculo muito em voga noutros locais da Europa e do Mundo, podendo ver-se alguns no Youtube.

Este espectáculo é projetado em três sessões diárias, às 21,30,22,30 e 23,30 e com o calor que se faz sentir em Lisboa, assistir a este espectáculo é um bom pretexto para sair de casa e apanhar o fresco que, a brisa do Tejo nos oferece, junto ao Cais das Colunas.

Para quem como eu viveu na baixa há quase quarenta anos, quando à noite as ruas ficavam quase desertas, ver agora essas mesmas ruas cheias de gente, faz lembrar as grandes capitais europeias, e sem dúvida que em matéria de turismo, Lisboa, ocupa um lugar cimeiro na Europa, pena é que não estejamos nesse patamar, nos outros indicadores económicos.

O período do verão é sempre um período muito especial e pude constá-lo recentemente na minha presença em Chaves, com a dinâmica da movida flaviense, semelhante à de outras terras pelo país fora. É também este o período das festas e romarias, sendo hoje domingo a romaria do S. Caetano, uma das maiores da nossa região, terminando no dia 8 de Setembro, com a da nossa Senhora da Azinheira.

Fiquei muito satisfeito em saber que já existe comissão de festas, contrariando os mais pessimistas de que este ano a festa ficava enterrada. Li recentemente um texto  sobre a nossa aldeia, datado de 1758, e naquela época,  já se fazia referência à grande tradição da festa da Senhora da Azinheira, razão pela qual a nossa festa, jamais poderá deixar de ser celebrada.  

publicado por Nuno Santos às 10:54

Veja o espectáculo em:
https://www.youtube.com/watch?v=BeME-jalzSM
heiland a 18 de Agosto de 2013 às 18:05

Obrigado ao visitante que postou o filme, pois eu limitei-me a tirar fotografias e poucas, porque fiquei sem bateria.
Nuno Santos a 20 de Agosto de 2013 às 08:08

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13
14
15
16
17

18
19
21
23

31


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO