Outeiro Secano em Lisboa

Fevereiro 18 2014

 

 

Testamento de D. Afonso II

 

Fernando Pessoa disse “ A minha pátria é a língua portuguesa” ora tomando como referência este verso, a nossa pátria, faria neste ano de 2014 oito séculos de existência, porquanto, foi no ano de 1214 quando foi escrito o primeiro documento em língua portuguesa, atribuído ao testamento do rei D. Afonso II.

Para comemorar o feito, e pese embora haja organismos públicos com a missão de preservar e desenvolver a nossa língua, como a CPLP, o Instituto de Camões e outros, alguns membros da sociedade civil, constituíram-se numa associação sem fins lucrativos designada “ 8 séculos da Língua Portuguesa” à qual a Nucase, por via da prestação dos serviços de contabilidade, está ligada.

São várias as iniciativas que irão decorrer ao longo do ano de 2014 para comemorar esta efeméride. Ontem dia 17 pelas 18 horas, decorreu no auditório do ISCTE uma conferência, onde além da apresentação da associação “ 8 Séculos da Língua Portuguesa” se apresentou a programação, que decorrerá entre o dia 5 de maio e o dia 10 de junho de 2015.

Estiveram presentes na sessão várias individualidades, entre as quais, o senhor secretário de estado da cultura, sendo conferencistas: Dra. Maria José Maya, presidente da associação, o Prof. Dr. Guilherme Oliveira Martins, na qualidade de presidente do Centro Nacional de Cultura, o Prof. Dr. José Paulo Esperança, pró-reitor do ISCTE, o Dr. Francisco de Lacerda, presidente dos CTT e o Prof. Dr. Gilvan Muller de Oliveira, Director Executivo do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa.

Todos eles valorizaram o património que é a língua portuguesa, actualmente a sexta mais falada no mundo, a terceira língua europeia, a quarta mais utilizada no facebook e a terceira no twitter.

 

Essa importância foi destacada não apenas no domínio cultural, mas também económico, porquanto, dois dos países emergentes como Angola e o Brasil, são países falantes da língua portuguesa. Segundo um dos conferencistas, existem estudos científicos apontando que, até ao ano de 2050, a língua portuguesa, será das línguas com maior crescimento mundial.

A associação “8 Séculos da Língua Portuguesa” é um bom exemplo de que a sociedade civil tem um papel importante na vida portuguesa, e um exemplo a seguir, embora, terá de haver alguma selectividade nos projectos, ajustados às necessidades e realidades locais, quero com isto dizer que possam ser exequíveis, porque se estamos à espera dos apoios do estado, então bem poderemos esperar sentados.

 

publicado por Nuno Santos às 13:25

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
15

16
21
22

23
25
27
28


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO