Outeiro Secano em Lisboa

Maio 17 2016

Futebol.jpg

 

Terminou mais um campeonato de futebol disputado ao longo de quase nove meses, onde dos diversos clubes que o disputaram, só um saiu como seu vencedor, para gáudio dos seus torcedores e tristeza dos seus adversários.

E se no início do ano as expetativas eram as de que este campeonato, tal como os anteriores, seria disputado entre o Porto e o Benfica, desta vez o Sporting intrometeu-se na contenda, chegando a estar em primeiro, durante dezassete jornadas.

Mas o futebol tem o sortilégio do seu resultado final, não resultar de estatísticas nem de probabilidades, mas das bolas que entram na baliza adversária, e não das que batem na trave, ou saem ao lado. Assim o Benfica foi o vencedor entre outros fatores, sobretudo porque no jogo disputado em Alvalade, marcou um golo, embora o Sporting tivesse obtido a tal supremacia estatística, quer da posse de bola, como de ataques e remates, só que a bola não entrou e no final perdeu por 0-1, resultado que lhe valeu a perda do título.

Por isso neste fim de semana assistimos à festa encarnada, para tristeza dos adeptos sportinguistas, onde me incluo, aumentando a ressaca que dura já há catorze anos, sem o título de campeão.

Claro que nesta derrota há muitos erros próprios, por isso espero que esta derrota sirva para uma introspeção da estrutura sportinguista, nomeadamente o seu setor de comunicação, e não embarque em lutas que não nos trazem qualquer valor acrescentado, e só diminuiu a matriz do nosso clube que, ao longo dos anos nos diferenciou pela positiva.

Em desporto costumava-se dizer “glória aos vencedores honra aos vencidos” infelizmente esta máxima caiu em desuso, agora glorificam-se os vencedores e humilham-se os vencidos, pese embora muitas vezes a linha que separa os vencedores dos vencidos seja muito ténue, e por vezes resulte até de fatores que, não dignificam em nada o desporto.

Resta-nos aguardar o próximo campeonato para tentar a reversão deste resultado. Entretanto, para os amantes deste desporto, o futebol ainda não acabou, porque falta ainda disputar as finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Além disso, este ano é também o ano do Europeu 2016, o qual se vai disputar em França, já no próximo mês de junho.

Por isso espero que no mês de junho, todos dispam a camisola do seu clube e vistam a camisola da seleção, para que a seleção seja efetivamente a equipa de todos nós e Portugal, alcance o êxito que todos almejamos, o de campeão europeu.

 

 

publicado por Nuno Santos às 08:43

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Maio 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
18
19
20
21

22
23
25
26
27

31


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO