Outeiro Secano em Lisboa

Março 04 2016

SportingBenfica.jpg

Amanhã é dia de dérbi e por coincidência, faz trinta e oito anos que neste dia 5 de março, também houve um dérbi em Alvalade, pese embora fosse para a taça. O Sporting ganhou esse jogo por 3-1, tendo marcado pelo Sporting, Manuel Fernandes (2) e Salif Keita e pelo Benfica, Humberto Coelho.

Entre os mais de sessenta mil espetadores a assistir a esse jogo, encontrava-se comigo o nosso conterrâneo Filipe Assunção, também conhecido por Chalipa, porque a sua irmã Júlia em miúda pronunciava muito mal as palavras e em vez de lhe chamar Filipe, chamava-lhe Chalipa.

O Filipe era um fervoroso adepto sportinguista e antes de ter emigrado a salto para França, sendo um dos primeiros a desbravar esse caminho, só conseguido à segunda vez, porque na primeira tentativa, o grupo onde ia inserido, fora intercetado e preso no País Basco, já bem perto da fronteira com a França.

Bem antes da sua ida para França aos domingos à tarde, o Filipe não perdia um relato do seu Sporting fosse na taberna do Zé Merceana, ou em casa do senhor Eurico, onde o seu genro António também ele adepto sportinguista, colocava o rádio numa mesa da varanda com o volume quase no máximo, para gáudio dos entusiastas da bola.

Entre todos os ouvintes, o Filipe era o maior entusiasta, e apesar do volume alto da telefonia, colava o ouvido ao aparelho, como se quisesse entrar lá dentro e marcar ele próprio o golo da vitória do seu Sporting.

Nesse longínquo dia de 5 de março de 1978, choveu a bom chover, mas como é costume dizer-se, jogo molhado jogo abençoado, também a previsão dos serviços de meteorologia para amanhã é de aguaceiros, por isso espero que o Sporting amanhã repita o êxito de há trinta e oito anos, pois estou seguro de que o meu amigo Filipe, lá onde ele estiver, não deixará de vibrar com a vitória do nosso clube.

publicado por Nuno Santos às 17:31

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Março 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
16
17

25
26

27
30


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO