Outeiro Secano em Lisboa

Junho 29 2017

Sra da Azinheira.jpg

O mês de junho é o mês dos santos populares, razão pela qual assistimos um pouco por todo o lado, às suas comemorações, misturando-se a parte religiosa do tributo aos santos pelas graças concedidas, com a festa pagã, mais virada para a folia e diversão.

O primeiro é o Santo António, cujos festejos atingem o seu expoente máximo em Lisboa, seguindo-se depois o São João e o São Pedro. Claro que o São João do Porto, é aquele que, concita uma maior atenção mediática, ainda que rivalizando um pouco com o de Braga, mas há muitos outros festejos do São João espalhados pelo país, como o de Almada e de outras localidades.

Com o São Pedro é precisamente o mesmo e quem ontem viu televisão, soube da devoção e tradição que este santo tem na Póvoa de Varzim, mas também no Montijo e em Sintra.

Curiosamente estes festejos têm todos um denominador comum, o forte envolvimento das respetivas autarquias no tocante à parte económica, suportando estas, uma boa parte da despesa, nomeadamente a do fogo-de-artifício. A propósito o fogo-de-artifício do São João no Porto neste ano, foi espetacular.

Mas independente do envolvimento das autarquias, assistimos também um grande envolvimento das populações, esforçando-se por manter vivas as tradições, honrando desse modo, a memória dos seus antepassados. No Porto, alguém faz a cascata do São João, porque herdou as figuras do seu avô e quer preservar a sua memória e a tradição. O mesmo se passa com os tronos de São Pedro na Póvoa de Varzim, nos desfiles etnográficos de Braga ou nas marchas de Lisboa.

Em Outeiro Seco também existia uma tradição no São Pedro. Armava-se uma espécie de trono no largo do tanque, feito com os vasos das flores roubados às donas de casa durante a noite, mas também com artefactos usados pelos lavradores que, descuidadamente os deixavam na rua nessa noite.

 Mas, a maior tradição da aldeia é sem dúvida em setembro, com a comemoração das festas da Senhora da Azinheira e do São Miguel, sobretudo o arraial da Senhora da Azinheira. Aqui manda a tradição que, a comissão nomeada para a organização da festa seja rotativa, tocando assim a todos os bairros, sendo que, neste ano, a comissão nomeada pertença ao bairro do Eiró.

Embora ainda falte algum tempo, para a data da festa, parece haver um silêncio ensurdecedor, levando em crer que, a comissão nomeada, vá resignar à organização da mesma, quebrando-se assim uma tradição à qual o bairro do Eiró esteve sempre associado, nomeadamente pela vitória conquistada no despique entre os bairros, realizado no ano de 1945.

Bem sei que vivemos outros tempos, e a proximidade de Outeiro Seco com a cidade, ajudou na descaracterização desse bairrismo. Mas por outro lado a cidade, tem sido nos últimos anos, a maior fonte de financiamento da festa.

Se calhar chegou o tempo de se encontrar um outro modelo para a organização da festa, assim em vez de se nomear uma comissão que, nunca se sabe se aceita a nobre missão de organizar a festa, passar a ser a própria Junta de Freguesia que, juntamente com os restantes elementos da Assembleia de Freguesia e a Comissão da Igreja, organizem em conjunto, as festas da Senhora da Azinheira e o São Miguel.

Embora não residente e cada vez com menor ligação funcional que não sentimental à aldeia, é com tristeza que vejo o desaparecimento dessas tradições do passado, porque uma terra sem passado não tem futuro. Ora todos nós conhecemos o brilhante passado da nossa terra, mas para o preservar, há que viver o presente e esse, é agora.

 

  

 

  

 

publicado por Nuno Santos às 08:51

Segundo informação recente já existe Comissão de Festas para o ano de 2017. Ao que parece ainda não foi o Eiró que deixou morrer a festa, fico feliz com a decisão, primeiro por ser um eiroense, segundo porque este ano é a minha mulher quem oferece o andor da Sra da Azinheira.
Os meus parabéns à comissão e o desejo de muito sucesso.
Nuno Santos
Nuno Santos a 25 de Julho de 2017 às 10:45

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Junho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
30


links
pesquisar
 
blogs SAPO