Outeiro Secano em Lisboa

Setembro 27 2014

Estamos em plena época das vindimas mas em Outeiro Seco, poderemos dizer que, hoje sábado as vindimas ficarão quase concluídas, porquanto, uma boa parte da população activa que, acumula esta actividade primária da agricultura, com os seus empregos na cidade, reservaram uns dias de férias para o efeito, ou aproveitaram o fim de semana, para executarem esta tarefa.

Também houve quem como foi o meu caso e do meu cunhado Artur, que viemos de Lisboa para fazer a vindima, cujos custos inerentes à viagem, davam para comprar vinho de uma região demarcada, para todo o ano.

A única coisa boa é que além de fazermos a vindima, vamos desfrutar da festa do São Miguel “o caça diabos” como lhe chama o Herculano Pombo, no livro do Escaleira, ou o “Arcanjo” como é designado na bíblia, por ser o comandante das tropas celestiais.

A festa do São Miguel este ano tem um cartaz, de fazer inveja à principal romaria de outras aldeias. Ainda que seja o nosso padroeiro, para nós é uma festa secundária, pois a principal ocorreu no passado dia 8 de setembro, com a celebração da Sra. da Azinheira.

Quanto ao cartaz da festa, esta inicia-se dia 28 domingo à tarde, com o Grupo de Concertinas de Vila Nova, à noite haverá um conjunto de baile. Na segunda-feira no dia do padroeiro, de manhã haverá missa e procissão e à tarde e noite, um programa lúdico com a Banda e Conjunto, terminando à meia-noite com a tradicional descarga de fogo.

Quanto às vindimas, estas já deveriam ter ocorrido uma semana antes, mas a chuva não deixou, isso fez com que as uvas maturassem de mais e apodrecessem, fazendo com que baixasse a sua graduação.

Esta deslocação a Chaves impediu a minha presença no clássico de ontem em Alvalade, onde o Sporting realizou uma primeira parte onde merecia ter obtido outro resultado. Da mesma maneira que na próxima terça-feira vou falhar o jogo com Chelsea, mas espero que o Sporting se suplante, e faça uma grande exibição.

 

 

 

publicado por Nuno Santos às 08:31

ótima festa para todos é o meu desejo e viva o são miguel
vasco sobreira garcia a 27 de Setembro de 2014 às 15:40

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14




links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO