Outeiro Secano em Lisboa

Março 13 2015

Consignação do IRS.jpg

 

Porque estamos em período de entrega das declarações do IRS, referente aos rendimentos obtidos no ano de 2014, recordo aqui os seus prazos de entrega.

Para os rendimentos das categorias A/H, com entrega em papel, o prazo é durante o mês de março.

Para os rendimentos das categorias A/H com entrega através da Internet, o prazo é durante o mês de abril.

Para as restantes categorias, o prazo de entrega decorre durante o mês de maio.

Vem o tema a propósito do anúncio na página da internet da AMA, para que façamos a consignação do 0,5% do nosso IRS, indicando o  seu número de contribuinte, no anexo H da declaração.

Ora, já o ano passado tinha escrito um post sobre este tema, informando qual o processo para o recurso à consignação dos 0,5% do IRS. Porém em consulta à lista publicada no site da AT – Autoridade Tributária, onde constam o nome das 2616 entidades benificiárias para o ano de 2014, infelizmente não consta o nome da AMA, pelo que a indicação do seu número de contribuinte no anexo H da Declaração do IRS, em nada lhe aproveita.

Benefício fiscal da consignação de quota do IRS (n.ºs 4 e 6 do artigo 32.º da Lei n.º 16/2001 de 22 de Junho)

ENTIDADES COM PROCESSO DEFERIDO PARA O ANO FISCAL DE 2014 (dados de 2015-03-12)

 

As entidades do concelho de Chaves que, constam dessa lista, são: Associação Flor do Tâmega; Centro Social da Abobeleira; Centro Social S. Tiago de Mairos; Centro Social de Travancas, Patronato de S. José e Santa Casa da Misericórdia, logo, se quiserem ajudar as entidades do concelho, optem por colocar o número de contribuinte de uma destas entidades.

Contudo convém salientar que, aqueles que deram donativos em dinheiro à AMA, e têm na sua posse o respectivo recibo comprovativo, podem deduzi-lo na sua declaração, escusam é de colocar o número da AMA no campo da consignação, pelas razões apontadas. 

Para beneficiarem da consignação, as entidades reconhecidas como IPSS têm de o requerer à AT – Autoridade Tributária, durante o mês de outubro, aguardando depois a publicação do seu nome na lista, durante o mês de fevereiro do ano seguinte.

Curiosamente a AT ainda não tinha pago às IPSS, a consignação do ano de 2013, porém vai fazê-lo neste mês, o facto de estarmos em ano eleitoral, talvez não seja despiciente.

 

publicado por Nuno Santos às 13:47

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
14

15
17
18
19
20

23
24
25
28

29
31


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO