Outeiro Secano em Lisboa

Março 21 2015

Primavera.jpg

 

Durante anos este dia foi celebrado pela entrada da Primavera, a estação do ano associado à vida alegre e sadia, mais no campo que na cidade, porque é no campo, onde mais se faz sentir as mudanças da natureza.

Porém as constantes alterações climáticas, provocadas pelo avanço das novas tecnologias, apesar de algumas contribuirem para gerarem maior felicidade para a humanidade, outras pelo contrário, embora acrescentem valor económico, degradam o nosso meio ambiente.

Por isso e ainda que este dia continue a ser o dia da entrada da primavera, por causa do seu Equinócio, assim como o dia mundial da Poesia, por proposta do Butão um dos países mais pequenos do mundo, a ONU decretou em 2013 que, passasse também a ser, o dia mundial da Felicidade.

De salientar que o Butão tem como indicador de prosperidade, em vez do PIB Produto Interno Bruto, rege-se pelo Índice de Felicidade Bruta.

O dia foi cheio de felicidade para os que fizeram por ela, porque a felicidade é como um jardim, tem de ser bem cuidada. Começou com um eclipse do sol, visível entre as 8,00 e as 10,00 horas, quando a maioria dos portugueses ia a caminho do trabalho.

Tratou-se de um eclipse parcial, pois o sol não se eclipsou totalmente, da mesma forma que a crise em Portugal também não, ainda que alguns indicadores económicos sejam positivos, mais por causa de factores exógenos que endógenos, como a baixa dos juros, a desvalorização do euro ou a descida do petróleo.

Os deputados na assembleia da república que, tantas vezes têm sido acusados de fazerem pouco, andam numa roda-viva, não tanto pelo seu desempenho no hemiciclo, mas pelo trabalho nas comissões parlamentares, agora transmitidas em directo pelos canais televisivos.

Nesta quinta-feira tivemos Ricardo Salgado, não para explicar as causas do desastre do BES, mas para  atacar o governador do Banco de Portugal, pelas acusações, da sua gestão danosa. Ontem foi o secretário de estado dos Assuntos Fiscais, a dizer-nos que, não sabia da existência da lista VIP. A lista tem esta designação, porque protege apenas as “Pessoas Muito Importantes”.

Mas se a Primavera entrou em termos do calendário, o mesmo não parece em termos meteorológicos, porque embora não esteja muito frio, continua um tempo cinzento, mesmo assim e como dizia o Raul Solnado, “Façam o favor de ser felizes”.

 

 

publicado por Nuno Santos às 09:50

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
14

15
17
18
19
20

23
24
25
28

29
31


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO