Outeiro Secano em Lisboa

Junho 04 2016

Estrada nacional 2.jpg

Há quem defenda que a Estrada Nacional 2 deveria ser a grande via estruturante do país, porque o liga de norte a sul (Chaves-Faro), fazendo-se a partir dessa via, a intercessão com o litoral e o interior. Porém não foi essa a opção e o país, inclinou-se todo para o litoral, havendo autoestradas que, distam menos de dez quilómetros entre elas, como acontece em vários troços da A1 e da A8, visíveis a olho nu.

Atualmente a Estrada Nacional 2, é utilizada como símbolo  meramente romântico, e praticamente utilizada, apenas pelos residentes locais. De vez em quando a EN 2 é notícia porque, em nome desse romantismo, alguém se lembra da sua existência.

Há alguns anos foi João Catarino, um professor e ilustrador que, numa carrinha Volkswagen chamada “pão de forma” percorreu essa estrada, ligando Chaves a Faro, ilustrando vários locais e paisagens por onde passou, escrevendo um livro com 127 páginas, o qual tive o privilégio de adquirir, mas que está atualmente esgotado, merecendo uma nova  reedição.

Hoje um grupo de ciclistas da zona de Coimbra, do qual faz parte o outeiro secano Rui Rio Martins, irão fazer o percurso da estrada nacional 2, tendo como missão, um projecto filantrópico. Eles vão tentar nos locais de paragem, angariar fundos para o Centro de Medicina Desportivo – Rovisco Pais.

Desejamos que a viagem decorra com a maior naturalidade e ao mesmo tempo, que consigam não só dar maior projeção à Estrada Nacional 2, como angariar o máximo de fundos possível para a causa a que se propõem.

 

publicado por Nuno Santos às 09:09

deve ser um passeio muito bonito
que corra tudo de acordo com o planeado
vasco sobreira garcia a 5 de Junho de 2016 às 01:53

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Junho 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
16
17
18

19
20
21
23
24

26
27
28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO