Outeiro Secano em Lisboa

Abril 10 2016

kroller muller.jpeg

hoge veluwe.jpg

Hoje em dia fala-se tanto em fortunas desviadas para paraísos fiscais, onde o dinheiro aí depositado, serve apenas para a satisfação pessoal dos seus titulares. Felizmente vai havendo pelo mundo alguns afortunados, que, em vez de amealharem esse pecúlio, apenas para proveito próprio, partilham-no com a comunidade, através da constituição de fundações culturais, filantrópicas ou outras.

Em Portugal as mais conhecidas são a Fundação Gulbenkian, a Fundação Champalimaud ou a Fundação Bissaya Barreto de Coimbra, proprietária do parque Portugal dos Pequenitos. Contudo existem algumas das quais os seus fins, não justificam os meios gastos.  

A existência das Fundações é uma prática comum em todo o mundo e na Holanda onde me encontro actualmente, entre muitas outras existe a Fundação Helene Kröler Müller que a não ser na dimensão do seu parque, no restante, é muito parecida com a Fundação Gulbenkian.

Situada perto de uma pequena cidade chamada Otterlo a cerca de uma hora de Amsterdam, esta fundação está integrada no Parque Natural Hoge Vewule, composto por um parque de floresta e uma pradaria, com uma área que nem sei quantificar, mas terá bem mais de 5 mil hectares.

Entre outros serviços, a Fundação Helene Kröler Müller tem um museu, o qual reúne toda a arte, desde a pintura à escultura espalhada não só pelas suas galerias como pelos seus belos jardins.

Embora estejam representados todos os grandes artistas desde os impressionistas aos mais modernos, o seu maior destaque vai para Vincent Van Gogh com 90 pinturas e mais de 180 desenhos, ocupando duas das maiores galerias do museu.

Devido à extensão do parque a sua deslocação pode ser feita de duas maneiras ou de automóvel para o qual tem de pagar um ingresso ou em alternativa, à boa maneira holandesa, de bicicleta. Para o efeito existem centenas de bicicletas espalhadas pelo parque bastando para o efeito pegar e pedalar.

Aconselho a quem visitar a Holanda que não se restrinja apenas a Amsterdam e ao Red Light pois existem muitos outros locais de interesse a visitar e o Museu e Jardis de Escultura de Kröller Müller, bem como o Parque Hoge Veluwe é um desses locais de referência.

publicado por Nuno Santos às 16:16

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Abril 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
16

17
20
21
22
23

24
25
26
28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO