Outeiro Secano em Lisboa

Novembro 28 2016

fidel-castro-600.jpg

 

O facto de ter estado ausente do país durante duas semanas, impediu-me de fazer este post mais cedo, sendo este a minha homenagem ao grande Comandante Fidel Castro, que, juntamente com Che Guevara, foram dois ícones que me acompanharam desde a minha juventude e ambos figuras marcantes do século XX.

Obviamente que há, quem não se identifique com os ideais que Fidel Castro, porém em toda a parte do Mundo, mas sobretudo na América Latina, reconhecem o seu carisma e liderança, sendo inclusive o elemento catalisador doutras revoluções, em países subjugados pelo colonialismo.

Em minha opinião e por força do embargo imposto pelos Estados Unidos, o seu vizinho mais próximo e a maior potência mundial, impediu que se possa fazer com justeza e rigor, uma avaliação aos ideais e medidas aplicadas em Cuba. Por causa do embargo, os cubanos viveram sempre com alguma escassez de bens materiais, mas não deixa de ser verdade que o regime de Fidel Castro, proporcionou a todos os cubanos regalias sociais que, noutros países, estão apenas acessíveis a algumas elites.

Dessas medidas destacam-se a taxa de analfabetismo zero, assim como a gratuitidade do ensino e da saúde, medidas das quais até os portugueses beneficiaram ao fazerem protocolos com os governos portugueses, quer recebendo médicos cubanos para suprirem carências de médicos em regiões mais desfavorecidas, mas também beneficiando dos seus conhecimentos científicos na área da saúde, em particular na oftalmologia.

Durante muitos anos, acalentei a esperança de visitar Cuba, uma viagem que para mim, seria uma espécie de homenagem ao grande comandante, mas, por circunstâncias várias, nunca se proporcionou fazer essa viagem, com o seu desaparecimento perdura essa nostalgia e o fim desse sonho, pelo que só me resta dizer “Hasta Siempre Comandante”.

 

 

publicado por Nuno Santos às 17:40

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Novembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
16
17

20
21
22
23
24
25
26

27
30


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO