Outeiro Secano em Lisboa

Fevereiro 08 2015

dérbi.jpg

 

Designa-se por dérbi, o confronto entre duas equipas da mesma cidade e apesar de em Lisboa, existirem outros clubes, como o Belenenses o Atlético ou o Oriental, o Sporting/Benfica é considerado o dérbi dos dérbis, também conhecido como o dérbi eterno, porque dista já do ano de 1907, a realização do primeiro dérbi, quando ainda não existia o Benfica, mas apenas Sport Lisboa.

O jogo realizou-se no campo da Quinta Nova em Carcavelos, uma casa emprestada ao Sport Lisboa, que, até final dos anos cinquenta, andou com a casa às costas. Esse primeiro dérbi foi ganho pelo Sporting, por 2-1, um resultado que não desdenhava que se repetisse hoje.  

Independente da classificação das duas equipas, este jogo concita sempre um interesse tão desmesurado à sua volta que à hora do jogo, o país para para o ver ou ouvir. Esse interesse é tão notório que, se sobrepõe a outros temas da actualidade, muitos deles com maior impacto nas nossas vidas, mas, trata-se de um caso em que a emoção, se sobrepõe à razão.

Em mais de um século de existência destes dois clubes, foram já centenas os dérbis realizados, eu próprio, já tive o privilégio  de assistir a muitos ao vivo, tanto em Alvalade como na Luz, embora mais em Alvalade claro está.

Em alguns desses dérbis saí com uma enorme satisfação, noutros, saí com uma enorme azia, mas confesso que sofro menos nos jogos assistidos ao vivo, do que quando assisto pela televisão, razão  pela qual hoje, apesar de não estar ainda totalmente restabelecido da gripe, lá estarei em Alvalade todo enroupado, mas com o coração cheio de esperança numa vitória do Sporting, porque verde é a cor da esperança, e a esperança, é a última coisa a morrer.

Contudo trata-se apenas um jogo de futebol, e amanhã, os problemas do quotidiano continuam, claro que a disposição para os enfrentar será maior ou menor, mediante o resultado obtido hoje. Espero que seja um bom jogo "limpinho, limpinho" e que dentro e fora do relvado, decorra tudo dentro da normalidade, que ganhe o melhor, mas desejando ardentemente que o melhor, seja o Sporting. 

 

 

 

 

publicado por Nuno Santos às 11:49

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
16
17
18
20
21

23
25
26


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO