Outeiro Secano em Lisboa

Agosto 09 2014

Há uns anos a Câmara Municipal de Chaves promoveu um concurso da rua mais florida no concelho, tendo ganho esse concurso o nosso bairro do Penedo, e por isso, recebido como troféu dois bancos de descanso, "porque os outros ao que parece, são um foco de problemas".

Não tenho conhecimento de que o concurso tenha continuado, mas o hábito dos moradores do bairro, ornamentarem as suas varandas, esse continua, e a minha mãe é um exemplo disso, porque, apesar de passar parte do ano fora da aldeia, quando regressa à sua casa na primavera, renova as flores da sua varanda, conforme as fotos o ilustram.

Mas a minha mãe não é a única a manter essa boa prática, porque outros moradores também o fazem, contribuindo para o embelezamento do bairro.

Pena é que os bairros mais tradicionais da aldeia, vão ficando cada vez mais envelhecidos e despovoados, ainda que nessa matéria este bairro não seja aquele que, mais tem sofrido, porquanto, apenas tem duas casas desabitadas das quais uma delas, a antiga casa do Sr. António Praça e da Sra. Maria Augusta, em carácter permanente.

Porém o bairro já perdeu a sua capacidade de regeneração, porque não tem como residente, nenhum casal com capacidade de ter filhos, estando nessa via em linha com o país, a caminho do envelhecimento.

 

publicado por Nuno Santos às 20:36

ó madrinha que lindas flores parabens
vasco sobreira garcia a 12 de Agosto de 2014 às 02:33

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
16

18
21

30



links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO