Outeiro Secano em Lisboa

Agosto 09 2014

Há uns anos a Câmara Municipal de Chaves promoveu um concurso da rua mais florida no concelho, tendo ganho esse concurso o nosso bairro do Penedo, e por isso, recebido como troféu dois bancos de descanso, "porque os outros ao que parece, são um foco de problemas".

Não tenho conhecimento de que o concurso tenha continuado, mas o hábito dos moradores do bairro, ornamentarem as suas varandas, esse continua, e a minha mãe é um exemplo disso, porque, apesar de passar parte do ano fora da aldeia, quando regressa à sua casa na primavera, renova as flores da sua varanda, conforme as fotos o ilustram.

Mas a minha mãe não é a única a manter essa boa prática, porque outros moradores também o fazem, contribuindo para o embelezamento do bairro.

Pena é que os bairros mais tradicionais da aldeia, vão ficando cada vez mais envelhecidos e despovoados, ainda que nessa matéria este bairro não seja aquele que, mais tem sofrido, porquanto, apenas tem duas casas desabitadas das quais uma delas, a antiga casa do Sr. António Praça e da Sra. Maria Augusta, em carácter permanente.

Porém o bairro já perdeu a sua capacidade de regeneração, porque não tem como residente, nenhum casal com capacidade de ter filhos, estando nessa via em linha com o país, a caminho do envelhecimento.

 

publicado por Nuno Santos às 20:36

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
16

18
21

30



links
pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO