Outeiro Secano em Lisboa

Maio 09 2014

 

Hoje dia 9 de maio celebra-se o dia da Europa, em memória de Robert Schumann, o ministro francês dos negócios estrangeiros que, no dia 9 de maio de 1950, lançou a ideia da criação de uma autoridade que, regulasse toda a produção do carvão e do aço, ficando conhecida pela comunidade europeia do carvão e do aço.

Inicialmente esta comunidade era composta por seis países, a França a Alemanha, Itália, Luxemburgo, e Países Baixos, ficando por isso conhecida como a Europa dos Seis, que mais tarde passou a nove, depois a 12 e agora já vai em 27 países.    

Robert Schumann apesar de ser ministro francês tinha origens germano-luxemburguesas e talvez essa razão não seja despiciente, para que o Luxemburgo estivesse entre os países fundadores.

Além de regular a produção e comercialização destas duas matérias-primas, a comunidade foi alargando o seu raio de acção, tendo por lema “unida na diversidade”. Durante anos graças a acção de políticos que, tinham de facto essa visão de unidade na diversidade,  a comunidade económica europeia viveu uma fase de grande expansão e harmonia.

Com a passagem de comunidade económica para união europeia e à falta de lideranças carismáticas, a europa tem abandonado cada vez mais esse lema da unidade na diversidade, e agora quem traça as directrizes são os mercados, comandadas pelas agências de rating que, curiosamente nem são europeias.  

Entretanto e como o hino da Europa é o Hino da Alegria, baseado numa das sinfonias de Beethoven, oxalá essa alegria contagie todos os europeus e possamos viver bem melhor, do que temos vivido nestes últimos quatro anos.

publicado por Nuno Santos às 07:43

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


20

28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO