Outeiro Secano em Lisboa

Junho 30 2014

Diz-se que a moda é uma tendência, e apesar deste termo andar sempre asociado ao vestuário, parece também ter virado moda, a transformação de velhos mercados, quase abandonados após a proliferação das grandes superfícies, em zonas de restauração. Por isso mercados onde outrora se compravam os géneros alimentícios, para se consumirem em casa ou nos restaurantes, passaram a ser locais onde agora esses mesmos géneros alimentícios, são ali confecionados e consumidos.

E se a receita deu bom resultado em Lisboa, nos mercados de Campo de Ourique, e da Ribeira, parece também estar a funcionar no Porto, no Mercado do Bom Sucesso, onde estive neste fim de semana.

Contudo pareceu-me que o público portuense, ainda não aderiu tanto a esta moda, quanto o público lisboeta, digo isto porque não havia tanto tempo de espera para se encontrar uma mesa.

Os modelos também não são propriamente iguais, porquanto, a oferta no Bom Sucesso, é mais na base das tasquinhas, enquanto que na Ribeira em Lisboa, essa oferta assenta mais na cozinha moderna, sendo vários os chefes de cozinha presentes, embora no Bom Sucesso se tenha acesso ao restaurante do hotel, o que lhe dá um toque de classe.  

A gastronomia é variada, desde os enchidos transmontanos, à carne da região de Arouca, passando pela casa dos rissóis de vários gostos, de marisco, presunto e queijo mas também de bacalhau, as famosas Tapas oriundas dos nuestros hermanos, assim como uma vasta doçaria. Contudo notei a ausência de algo que é típicamente portuense, refiro-me às tripas à moda do Porto e das francesinhas, talvez porque o Capa Negra está ali a quinhentos metros.    

Uma coisa é certa, está diferente o Bom Sucesso e para melhor, pois ainda me recordo quando há uns anos aquela zona, era uma concentração de arrumadores dependentes da heroína.

 

publicado por Nuno Santos às 07:45

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

16
18
19
20

25
28



links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO