Outeiro Secano em Lisboa

Junho 12 2014

 

Quando o homem sonha, a obra nasce, e apesar de já planeada em 1998, quando da restauração da imagem, após alguns avanços e recuos, sobretudo por causa dos apoios institucionais que tardaram, amanhã vão finalmente iniciar-se as obras de restauro da capela da Sra do Rosário, a fim de que a sua imagem, tal como como já aconteceu com a Sra da Portela, regresse finalmente ao seu altar.

O facto de as obras se iniciarem numa sexta-feira dia 13, esperamos que não seja um mau prenúncio, antes pelo contrário, porque amanhã é dia de Santo António e embora a capela não seja em sua honra, oxalá o santo ajude para que as obras decorram com a normalidade desejada.

Um restauro de arte sacra trás sempre responsabilidades acrescidas, porque os métodos e processos de trabalho são muito específicos, pois têm de ser parecidos com os da época, de modo a preservar a sua identidade.

Por essa razão a escolha recaiu numa empresa qualificada, a Capitellum – Indústria Mobiliária e arte Sacra, Lda., de Braga, por sinal a mesma que recuperou o altar da Sra da Portela, cujo trabalho feito, atesta essa qualificação.   

Claro que sendo uma obra pública, embora sob a liderança da Igreja, não deixa de ser uma obra propriedade de todos, logo, cabe-nos também a todos a superior responsabilidade de colaborarmos na medida do possível, da forma e no tempo que a direcção da obra determinar.

Esta é mais uma oportunidade para demonstrarmos de que, são mais as coisas que nos unem, do que aquelas que nos desunem.

Viva Outeiro Seco 

publicado por Nuno Santos às 16:10

Fico muito feliz com esta notícia! Parabéns a quem está envolvido nesta missão. Quanto à Capitellum, tive oportunidade de acompanhar o excelente trabalho que fizeram na Sra. da Portela e por isso vão concerteza confirmar os seus pergaminhos. Como tu dizes, Nuno, VIVA OUTEIRO SECO.
Albertina a 13 de Junho de 2014 às 10:19

Também fico muito feliz por mais um restauro do nosso património material e também confirmo que a empresa selecionada é competente pelo trabalho já mencionado. Parabéns a todos que se envolveram nesta iniciativa e, por certo, se seguirão muitos dias de trabalho, para que seja possível tão valioso contributo para o enriquecimento da nossa linda e rica aldeia.
Altino Rio a 14 de Junho de 2014 às 16:32

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

16
18
19
20

25
28



links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO