Outeiro Secano em Lisboa

Abril 10 2017

Amsterdamse-Bos-5.jpg

 

Eu sei que por estes dias, os portugueses não querem ouvir falar da Holanda, sentindo até alguma hostilidade, por causa das declarações de Jeroen Dijsselbloem, embora na qualidade de presidente do Eurogrupo, que não como representante do governo holandês, dizendo que os do sul, gastam o dinheiro em copos e mulheres.

Ora se é verdade que no sul se produz cada vez melhor vinho e as mulheres estão também cada vez mais bonitas, a verdade é que aos portugueses falta-lhes o dinheiro para gastar, porque a maioria dos seus trabalhadores, não veem os seus ordenados aumentarem, há anos.

Mas é pena que os portugueses, em especial aqueles que exercem responsabilidades autárquicas não visitem a Holanda, para daqui tirarem muitos ensinamentos, nomeadamente, quanto ao seu ordenamento urbanístico, no tocante a zonas verdes e de lazer para os seus munícipes.

Aqui não se faz sentir o lóbi do betão, embora a Holanda não seja um país solarengo, antes pelo contrário, são raros os dias de céu limpo, todas as cidades têm extensas áreas de parques verdes, com variadíssimas valências, onde se pode passear a pé ou de bicicleta, assim como praticar todos os tipos de desporto, com particular destaque para o hóquei em campo, uma das modalidades preferidas pelas jovens.

A propósito do hóquei em campo, uma das suas melhores jogadoras de sempre foi uma luso-holandesa, de seu nome Fátima Moreira de Melo, filha de um diplomata português e de uma holandesa.

Só em Amsterdam existem variadíssimos parques, alguns mesmo no centro da cidade, outros na periferia como o de Amsterdamse Bos onde ontem estivemos. Este parque situa-se entre os municípios de Amsterdam e Amstelveen que em termos de localização se assemelham a Lisboa e Amadora, ou ao Porto e Matosinhos.

Embora seja mais conhecido como bosque, por causa da quantidade de árvores que ocupam a sua área, no seu interior existem muitas outras infraestruturas desportivas, como uma pista para a prática de remo e um anfiteatro, utilizado para espetáculos no verão.

Ontem estiveram 23º em Amsterdam, uma coisa rara, por isso era quase impossível estacionar no Amsterdam Bos. Felizmente nós conseguimos e por isso passamos lá um dia de domingo espetacular.

publicado por Nuno Santos às 16:59

eu não sei porque os portugueses devem tem ter qualquer tipo de ressentimento
pois os politicos portugueses são do pior que há eu não duvido que eles façam
até coisa pior
vasco sobreira garcia a 17 de Abril de 2017 às 15:24

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Abril 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
22

24
26
27
28

30


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO