Outeiro Secano em Lisboa

Março 28 2017

20150625_135634.jpg

O meu amigo Lelo Sobreira tem publicado no facebook extratos de leituras bíblicas, embora nada tenha contra, nem vá tão longe como o José Saramago, que, numa entrevista disse que, a Bíblia era um manual de maus costumes, o certo é que também não se deve tomar como verdadeiro, tudo quanto lá se lê.

Curiosamente há meses, numa das minhas idas à terra e assistindo a uma missa por intenções familiares, como era um dia da semana e à falta dos leitores habituais, eu próprio tive de ler as Leituras, sendo que uma delas era uma “ Epístola de São Paulo aos Cristãos de Éfeso”.

Para quem não conhece Éfeso, esta situa-se na atual Turquia, estando a ser objeto de escavações arqueológicas por uma equipa de arqueólogos austríacos, só esperamos que nunca lhe aconteça, o mesmo que à cidade de Palmira na Síria, infelizmente recém-destruída pelos radicais do exército islâmico.

Quem visite Éfeso ou faça uma busca no Google, poderá ver que uma vasta extensão da cidade já está a descoberto, embora segundo os especialistas, corresponda apenas a dez por cento da cidade antiga, a qual no passado fez parte da Grécia Antiga, sendo depois a quinta maior cidade do Império Romano.

Há dois anos tive o privilégio de visitar Éfeso, e a fotografia que ilustra o texto, é dessa altura e do seu anfiteatro, o qual tinha uma capacidade para 16.000 espectadores sentados.

Ora, o nosso guia local um turco natural de Izmir ou Esmirna, por sinal uma cidade bem próximo de Éfeso, disse-nos que o São Paulo, jamais ali pregou, porque nessa época vivia na cidade um grande mercador, pessoa de grande predominância na região, e porque não se convertera ao cristianismo, opôs-se sempre às pregações de São Paulo em Éfeso.

Ora perante estas duas realidades, qual delas é a verdadeira?

publicado por Nuno Santos às 07:30

embora não sendo um admirador do saramago
tá uma cosa que concordo a biblia para mim
é o pior dos livro que eu li sem sombra de duvida
vasco sobreira garcia a 30 de Março de 2017 às 12:47

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Março 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

13
14
16
17
18

19
21
23
24
25

26
29
30
31


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO