Outeiro Secano em Lisboa

Janeiro 12 2015

manifestação.jpg

 

Depois da gigantesca manifestação em Paris à qual assistimos via televisão, com milhões de cidadãos anónimos na rua, mas também chefes de governo de braço dado, era impossível não voltarmos ao tema. Também nós somos Charlie, mas tão importante como proclamá-lo, seria talvez mais importante que, se discutissem as causas a montante, de todo este fenómeno.

Para começar na cabeça da manifestação de ontem, e porque estavam ambos presentes, deveriam ter colocado de braço dado, o presidente de Israel, Benjamim Netanyau com Mahmoud Abbas, líder da Palestina, e procurar que, ambos encontrem um caminho para a paz e cooperação entre estes dois estados, pois se tal acontecer, acabarão por certo, muitos ódios e extremismos e com isso, muitos atentados e mortes de inocentes.

Outra forma de extirpar o problema do fanatismo religioso, seria a separação entre a igreja e os estados, tornando-os laicos, uma das ideias nascidas já na revolução francesa, e à qual Portugal aderiu logo na primeira república. A política de um estado religioso é ainda hoje professada no oriente, com os resultados que todos conhecemos. Já o Lenine dizia “ A religião é o ópio do povo” e com efeito, a maioria dos atentados a que assistimos todos os dias, por esse mundo fora, têm quase sempre a religião, como móbil.

Ao que consta, são as Igrejas do Catar e da Arábia Saudita, que com a sua infinita riqueza, financiam esses movimentos extremistas, aderindo muitos jovens que, mesmo nascendo no ocidente, como o caso destes três terroristas franceses, têm um passado de vida de delinquência, sem quaisquer perspetivas de futuro, tornando-se presas fáceis para o seu arregimento nestas causas.

Esperamos agora dos governantes que, ontem se uniram para condenar o terrorismo, se unam também, para combater as causas do mesmo.

 

 

 

 

publicado por Nuno Santos às 07:36

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
14
15

18
20
21
22
23
24

26
27
28
29
31


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO