Outeiro Secano em Lisboa

Março 08 2013

 

 

  

 

Membros da mulheres socialistas

 

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

 

Há muita controvérsia quanto à origem desta data, para a comemoração do dia Internacional da mulher. Uns defendem que a data homenageia as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque que entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher.

Esta foi a história que ficou, pese embora não haja nos Estados Unidos, nenhum jornal da época que relate este facto, e um estudo efectuado por duas americanas em 1982, também não dão o caso como verídico.

 O estudo destas investigadoras atribuem a data, a um encontro de mulheres socialistas realizado em 1909, para lutar pelos direitos cívicos das mulheres, onde decidiram criar um dia especial que, seria no último domingo de Fevereiro mas nem sempre foi cumprido.

A fixação do dia 8 de Março ocorreu depois da 3ª Internacional Comunista, com a manifestação das mulheres de São Petersburgo, para reclamarem pão e o regresso dos soldados. 

Só apartir do ano de 1975 a ONU decidiu consagrar oficialmente este dia, como Dia Internacional da Mulher.

Apesar de todos estes anos de luta, ainda está longe a paridade entre homens e mulheres. Em Portugal, apesar de não ser dos países onde há maior diferenciação, os rendimentos da mulher são 18% inferiores aos do homem, e os lugares de chefia continuam a ser ocupados maioritariamente por homens. Alguns partidos políticos implementaram na ocupação de cargos, um sistema de quotas, outros defendem que as mulheres devem impor-se, não pelas quotas, mas pelo seu valor intrínseco, o problema é terem a oportunidade para disputarem esses lugares.

Mas diz-se que por trás de um grande homem, está sempre uma grande mulher, dediquemos então este e os outros dias às nossas mulheres.

publicado por Nuno Santos às 13:24

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
16

17
19
23

26
29
30

31


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO