Outeiro Secano em Lisboa

Abril 28 2013

 

Hoje em Chaves todos os caminhos vão dar ao estádio municipal, para apoiar o Desportivo, no jogo decisivo que o levará de regresso à segunda liga. Eu próprio vim de Lisboa tal como muitos outros flavienses, com quem já me cruzei nas ruas da cidade, até o meu primo Zé Mau veio de Baleizão, só para ver o jogo.

Sem querer ser desmancha-prazeres, é importante fazer uma reflexão sobre qual o tipo de clube que na actual conjuntura económica e social, mais interessa à cidade e à região.

Sabemos que a segunda liga dá-lhe um maior protagonismo e maiores receitas, sobretudo das transmissões televisivas. Mas por outro lado, também acarreta mais despesas, quer na folha de remunerações do seu plantel, como nas deslocações a sul do Douro, quando nesta divisão os seus jogos eram sobretudo na zona do Porto, onde tinha uma grande base de apoio.

Em minha opinião os flavienses e amantes do Desportivo, deveriam seguir os exemplos próximos de Guimarães e Braga, adotando o clube da terra, como o clube do coração. Nessas cidades os resultados dessa adoção são visíveis, com ambos a jogarem para a Europa, e o Braga até tem estado bem perto dos títulos, inclusive este ano ganhou a Taça Liga ao Porto.

Em Chaves pelo contrário eu noto que o apoio ao Desportivo é pontual e residual, pois quando na sexta-feira fui à secretaria do clube, regularizar as minhas quotas de 2013, fiquei bastante desiludido, porque apesar de ser um não residente, que assiste a mais jogos do Desportivo fora, do que em casa, constatei ser apenas o sócio número 576, o que demonstra estarem os flavienses de costas voltadas para o clube, razão pela qual as Casas do Benfica e do Porto têm imensa força nesta região, inclusive com equipas que participam nos campeonatos regionais. Para ter uma situação económica mais ou menos equilibrada, o Desportivo precisa de ter no mínimo 5.000 sócios pagantes. Se tal não acontecer e a subida resultar de novo em situações como no passado, com o seu nome de novo nos jornais, não pelas vitórias mas pelos ordenados em atraso e processos em tribunais, então eu sinceramente prefiro que continue na divisão secundária, naquela velha máxima de que “mais vale pobre mas honrado”.

publicado por Nuno Santos às 09:22

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

15
17
18
20

21
24



links
pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO