Outeiro Secano em Lisboa

Maio 30 2013

Este é o nome que os naturais da ilha da Madeira dão à cascata que, passa por cima da estrada dourada, a qual antes ligava as vilas de S. Vicente a Porto Moniz. Esta estrada foi toda cavada na rocha da escarpa ou encosta pelo homem.  Na primeira vez que visitei a ilha, já lá vão vinte e dois anos, a estrada dourada era a única via de acesso entre estas duas localidades, agora a viagem faz-se com maior rapidez e segurança, através de um dos 156 túneis construídos na ilha, e se alguns dos túneis poderão considerar-se supérfluos, este túnel era necessário, porquanto a estrada dourada é um perigo eminente.

Só passa um carro de cada vez e de onde a em onde, a estrada faz um pequeno largo para as viaturas se cruzarem e, estamos a falar de autocarros de turistas, depois porque no inverno costuma haver muitas derrocadas de pedras que, se despregavam da encosta e ainda, porque em alguns sítios a estrada fica ao nível do mar, existindo vários registos de pessoas levadas pelas ondas, em dias de mar mais revolto.

Em termos de panorama esta estrada é uma beleza, embora esteja fechada e interdita ao trânsito no inverno, costuma estar aberta no verão para os mais corajosos.

 

publicado por Nuno Santos às 08:18

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
15
17

19
21
22
25

26
29
31


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO