Outeiro Secano em Lisboa

Maio 30 2013

Este é o nome que os naturais da ilha da Madeira dão à cascata que, passa por cima da estrada dourada, a qual antes ligava as vilas de S. Vicente a Porto Moniz. Esta estrada foi toda cavada na rocha da escarpa ou encosta pelo homem.  Na primeira vez que visitei a ilha, já lá vão vinte e dois anos, a estrada dourada era a única via de acesso entre estas duas localidades, agora a viagem faz-se com maior rapidez e segurança, através de um dos 156 túneis construídos na ilha, e se alguns dos túneis poderão considerar-se supérfluos, este túnel era necessário, porquanto a estrada dourada é um perigo eminente.

Só passa um carro de cada vez e de onde a em onde, a estrada faz um pequeno largo para as viaturas se cruzarem e, estamos a falar de autocarros de turistas, depois porque no inverno costuma haver muitas derrocadas de pedras que, se despregavam da encosta e ainda, porque em alguns sítios a estrada fica ao nível do mar, existindo vários registos de pessoas levadas pelas ondas, em dias de mar mais revolto.

Em termos de panorama esta estrada é uma beleza, embora esteja fechada e interdita ao trânsito no inverno, costuma estar aberta no verão para os mais corajosos.

 

publicado por Nuno Santos às 08:18

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
15
17

19
21
22
25

26
29
31


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO