Outeiro Secano em Lisboa

Junho 21 2013

 

Quando hoje vinha a caminho do emprego, ouvi na rádio do meu carro o extracto de uma entrevista do Prof. Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, dizendo que o governo da nação, não tem de ser exercido obrigatóriamente apenas pelo PSD ou pelo PS, porque outros movimentos surgiram na sociedade portuguesa, com novas ideias, capazes de assegurar melhor essa governação.

Embora concorde com a afirmação, não sei muito bem como isso se articula depois com a actual constituição, a não ser que esse governo fosse de iniciativa presidencial, mas para isso, teria de ver o seu programa aprovado na assembleia da república. Mas como não ouvi a entrevista toda, fico-me por aqui.

Quando cheguei ao escritório, deparei-me na minha caixa de correio com este convite, para celebrar o S. Pedro em Outeiro Seco, promovido por um grupo de amigos de Outeiro Seco.

Ora o convite vindo na sequência da entrevista obriga-me a fazer esta reflexão. Das duas uma, ou as pessoas já não se revêem nos órgãos que elegem, ou então vivemos tempos novos que ainda não estão regulados, mas atenção tudo o que não é regulado não acaba bem.

E em Outeiro Seco existem até várias entidades institucionalizadas, cujo objecto social é a promoção do bem-estar social e cultural dos seus associados, cuja actividade não é confinada aos sócios, mas à população em geral, embora os sócios tenham uma discriminação positiva, como a redução de preços na entrada.

Algumas dessas instituições precisam até de angariar receitas, para a prossecução da sua actividade, daí a minha estranheza, por vê-las ficarem indiferentes a estas actividades populares, como é o caso do S. Pedro, que vá la saber-se porquê, é dos três santos populares aquele com maior tradição na nossa terra, apesar de creio não estar enganado, o único que está representado nos altares das várias igrejas e capelas da aldeia, ser o Santo António.

Aproveitando para dar os parabéns à organização nao vou poder estar, por causa da distância e porque este mês de Junho, tem sido fértil em deslocações. Amanhã sábado vamos às Portas do Rodão, uma das sete maravilhas de Portugal, e no domingo estaremos no Alto do Moinho, no III Encontro de Flavienses, onde vão estar vários outeiro secanos.

Para quem vive na zona de Lisboa e queira comparecer, pese embora eu não pertença à organização aqui fica o convite, o local é junto ao Pavilhão Desportivo do Alto do Moinho, entre Corroios e Vale de Milhaços.

 

publicado por Nuno Santos às 10:39

Amigos de Outeiro Seco
Caro amigo Nuno Santos,
Vimos por este meio esclarecer alguns pontos sobre a sua publicação do dia 21/06/2013, relativamente ao convívio de São Pedro:
1 – “Das duas uma, ou as pessoas já não se revêem nos órgãos que elegem, ou então vivemos tempos novos que ainda não estão regulados, mas atenção tudo o que não é regulado não acaba bem.”
Em relação a este ponto, este grupo de amigos nada tem contra os órgãos eleitos quer seja da Junta de Freguesia, Casa de Cultura ou Associação Mãos Amigas, antes pelo contrário, para a realização dos eventos que efetuamos até este momento (desde 2009 até aos dias de hoje) tivemos sempre a colaboração dessas instituições, em especial da Junta de Freguesia pela cedência das instalações.
Na parte de não estarmos regulados e não acabarmos bem, este grupo de amigos não procura protagonismo ou a atenção dos flashes, mas sim o convívio de toda a população, para prejuízo dos mesmos visto que nesses mesmos convívios pagam como todos os outros e não tiram dividendos, só trabalho. E enquanto a população estiver contente e vermos que a adesão a estes eventos aumenta de convívio para convívio nada nos demoverá dos nossos objetivos.
Mais informamos que este grupo não foi composto por filiações partidárias nem por outro qualquer motivo, mas sim com a finalidade de unir a população.

2- “Algumas dessas instituições precisam até de angariar receitas, para a prossecução da sua actividade, daí a minha estranheza, por vê-las ficarem indiferentes a estas actividades populares, como é o caso do S. Pedro, que vá la saber-se porquê?”
Neste caso concreto não nos cabe a nós responder mas sim aos visados, como acredito que o amigo Nuno é sócio dessas instituições pode sempre questionar os mesmos sobre essas questões.

Saudações
Amigos de Outeiro Seco
Artur Dias
José Carlos Costa
Antero Carreira
Fernando Batista
Nuno Pipa
Gonçalo Félix
Belmiro Carvalho
Amigos de Outeiro Seco a 24 de Junho de 2013 às 20:18

Caros amigos,
Mas o que é que para aqui vai! Onde viram no meu texto, algo que condene a vossa iniciativa? Eu quero é que Outeiro Seco tenha o maior protagonismo e esteja sempre na vanguarda, pelas melhores práticas e pelas melhores razões. Agora tenho o direito de opinar e achar que se actualmente existe uma boa dinâmica ela deveria ser posta ao serviço de estruturas organizadas, porque talvez as actuais estruturas directivas, estejam saturadas ou cansadas ou o que for. Por isso que apareçam outros para fazerem melhor, porque um dos sortilégios da democracia é o da alternância.
Quando eu fiz referência à não regulação, foi a lembrar-me de situações ocorridas no passado, lembram-se o que ganhou a aldeia com a cisão ocorrida há uns anos na Casa da Cultura, e por oposição se criou o Cromo Cross Ruído? Em minha opinião só perdeu a aldeia, a Casa de Cultura perdeu elementos com massa crítica e muito válidos, e o Cromo Cross Ruído, foi um fogo fátuo que fez algum ruído durante um ou dois meses e apagou-se. Desde aí nunca mais houve na aldeia uma dinâmica tão forte com houvera antes.
Espero que não vejam o meu texto contra ninguém, muito menos com conotações políticas, primeiro porque nem sou eleitor na freguesia, segundo porque em matéria de política autárquica, nunca me regi por forças políticas, apenas por amizade e confiança nas pessoas.
Um abraço para todos e viva Outeiro Seco.
Nuno Santos
Nuno Santos a 25 de Junho de 2013 às 00:33

Bom dia.
Não podia ficar indiferente a esta discussão (saudavel espero), sendo eu elemento da Direção da Casa de Cultura.
Tenho visto que os teus comentarios em relação à Casa de Cultura, são de que não se faz e que te julgas seres um heroi na historia dela. Devias perceber os tempos que se atravessam não são faceis para ninguem, mas se tu arranjares os patriocinios a casa de Cultura faz o resto.
Pois acredita que é com algum esforço que ainda permanecem as portas abertas e levamos com muito orgulho atraves da Banda (inserida na Casa de Cultura) o nome de Outeiro seco no nosso Distrito e outros.
Aproveito para te informar que estão proximas a eleições e será com muito prazer que te reservo o meu lugar, pois com essas boas ideias, palavras e secalhar pensementos, serás um sucesso para a "Nossa casa de Cultura. Secalhar a outro não o faria, mas a ti acredita que ficava satisfeita.
Um bem haja para este grupo de "Amigos de Outeiro Seco" e os meus sinceros parabens pela iniciativa e qu tenham muito sucesso.
Antonieta Melo.
Anónimo a 25 de Junho de 2013 às 10:11

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
14
15

18
20
22

26
29



links
pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO