Na senda de uma tradição iniciada no ano de 2011, realizou-se hoje o III Encontro de Flavienses residentes na região de Lisboa. O evento que decorreu na margem sul, nas instalações anexas ao pavilhão desportivo do Alto do Moinho, onde o Quim Barrigas que juntamente com o Zé Manuel Costa e a Fátima Lúcia fazia parte da organização, e é um dos seccionistas de andebol neste clube.
No encontro estiveram alguns repetentes dos anos anteriores, outros pela primeira vez, revendo-se amigos mas sobretudo, recordando-se o passado vivido em Chaves.
Este ano havia ainda uma razão acrescida para comemorarmos, foi a subida e o respectivo título de campeão nacional da II Divisão do nosso Desportivo, que no próximo ano virá quatro vezes a Lisboa, para jogar com o Belenenses, Atlético, Benfica B e Sporting B.
Como não podia deixar de ser, Outeiro Seco esteve presente com dez elementos, com especial destaque para a família do Manuel Benedito, que, apesar de viver há mais de sessenta anos em Lisboa, o seu coração continua lá.
A organização esteve 5 estrelas, houve alimentação variada, discursos apresentação de imagens actuais e antigas da cidade, algumas que jamais poderão ser vistas, como a praça velha e o antigo Largo das Freiras. A coroar esta pequena apresentação, cantou-se com grande exaltação bairrista a marcha de Chaves e o Hino do Desportivo.
O ponto fraco foi a adesão, havendo inclusive alguns inscritos que não compareceram, levando a organização a considerar se no futuro próximo, não será melhor antecipar o encontro para Maio, porque no mês de Junho, coincide com festas de família, nomeadamente as comunhões.
Mantendo a alternância de organizar o convívio, em cada um das margens do rio, em 2014 vai ser realizado na zona norte, ficando a organização a cargo do Nelson Rodrigues, representante da Casa do Desportivo em Lisboa. Da nossa parte seja onde for lá estaremos, porque Chaves é para nós:
Terra de encanto
Que tanta beleza encerra,
A quem nós queremos tanto
Porque és tu, a nossa terra.