Outeiro Secano em Lisboa

Julho 08 2013

 

Hoje é dia 8 de Julho, um dia histórico para a cidade de Chaves e para o país. Histórico porque foi há 101 anos que, se travou a última batalha militar no nosso país, se considerarmos como batalha, dois exércitos em confronto, dispostos a matar e morrer, cada um pelo seu ideal.

Ainda que isso seja desvalorizado por alguns, a verdade e que isso  aconteceu em Chaves, mais propriamente na Cocanha, em terrenos que outrora pertenciam à nossa freguesia, onde o exército de Paiva Couceiro defensor da causa monárquica, foi derrotado pelos soldados fiéis à causa republicana.

Desconheço o que antes acontecia em Chaves, para comemorar esta efeméride, mas tanto quanto me lembro, nunca se deu muita importância ao acto, pese embora se lhe tenha dedicado o dia do feriado municipal.

Em Lisboa este facto foi reconhecido, homenageando a nossa cidade com o seu nome numa avenida, numa das zonas mais nobres da cidade.

Eu sei que vivemos numa época de austeridade, mas bolas, aquilo que vemos todos os fins-de-semana, noutros concelhos com bem menor dimensão que o nosso, com programas mediatizados nas várias estações de televisão, não merecia dos responsáveis da cidade, uma outra preocupação! Até porque todos sabemos da importância que estas iniciativas têm, para a promoção turística.

De há uns anos a esta parte o programa das festas consta um concerto pelas bandas filarmónicas e grupos folclóricos do concelho, como contrapartida do magro subsídio que recebem anualmente. Acontece que apesar da reconversão do Pólis, o qual trouxe à zona ribeirinha do Tâmega, uma maior atractividade, os concertos são efectuados na frigideira em que transformaram o Largo General Silveira, e que em dias de canícula como aconteceu ontem, se torna impossível estar, levando inclusive a que o concerto da Banda de Outeiro Seco fosse cancelado.

Esperamos que essa contenção não fosse para ser gasta dentro em breve, em cartazes e outdoors.  

 

publicado por Nuno Santos às 07:43

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

15
17
18
20

21
22
24
25
26
27

29
30
31


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO