Outeiro Secano em Lisboa

Agosto 11 2013

 

Quem visitar Lisboa até ao dia 18 de Agosto, poderá assistir a um espectáculo de imagem luz e cor projetado sobre o arco da rua Augusta e nos edifícios laterais, evocando um resumo da história de Portugal, desde a Lusitânia de Viriato até aos dias de hoje. Trata-se de um espectáculo muito em voga noutros locais da Europa e do Mundo, podendo ver-se alguns no Youtube.

Este espectáculo é projetado em três sessões diárias, às 21,30,22,30 e 23,30 e com o calor que se faz sentir em Lisboa, assistir a este espectáculo é um bom pretexto para sair de casa e apanhar o fresco que, a brisa do Tejo nos oferece, junto ao Cais das Colunas.

Para quem como eu viveu na baixa há quase quarenta anos, quando à noite as ruas ficavam quase desertas, ver agora essas mesmas ruas cheias de gente, faz lembrar as grandes capitais europeias, e sem dúvida que em matéria de turismo, Lisboa, ocupa um lugar cimeiro na Europa, pena é que não estejamos nesse patamar, nos outros indicadores económicos.

O período do verão é sempre um período muito especial e pude constá-lo recentemente na minha presença em Chaves, com a dinâmica da movida flaviense, semelhante à de outras terras pelo país fora. É também este o período das festas e romarias, sendo hoje domingo a romaria do S. Caetano, uma das maiores da nossa região, terminando no dia 8 de Setembro, com a da nossa Senhora da Azinheira.

Fiquei muito satisfeito em saber que já existe comissão de festas, contrariando os mais pessimistas de que este ano a festa ficava enterrada. Li recentemente um texto  sobre a nossa aldeia, datado de 1758, e naquela época,  já se fazia referência à grande tradição da festa da Senhora da Azinheira, razão pela qual a nossa festa, jamais poderá deixar de ser celebrada.  

publicado por Nuno Santos às 10:54

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13
14
15
16
17

18
19
21
23

31


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO