Jogadores do Basileia comemorando a vitória em Londres
Esta semana começou a Liga dos Campeões, cuja final ocorrerá no dia 24 de Maio de 2014 em Lisboa, no Estádio da Luz. Como vem sendo habitual nos últimos anos, Portugal está representado pelo campeão e vice-campeão, respectivamente, o Porto e o Benfica.
Ambas as equipas tiveram um bom começo, vencendo os seus jogos. O Benfica em casa o Anderlecht por 2-0 e o Porto fora o Áustria de Viena por 0-1, num estádio onde já fora feliz em 1987, vencendo ali no estádio do Pratter a sua primeira taça dos campeões, perante o Bayern de Munique.
Mais uma vez o futebol demonstrou o seu sortilégio, porque nem sempre ganha quem é favorito, ou quem tem um maior orçamento. Essa surpresa veio de Londres, onde o Chelsea do nosso José Mourinho, perdeu em casa com o Basileia da Suíça por 1-2.
Os crónicos candidatos Real Madrid e Barcelona, venceram facilmente os seus jogos, com mais um despique ente Messi – Ronaldo pois fizeram cada um o seu hat-trick, isto é, marcaram três golos cada.
O Real Madrid foi ganhar ao Galatasaray por 1-6, a equipa para onde se transferiu o Bruma, o tal jogador que animou o verão desportivo português, em especial do universo sportinguista.
O Barça venceu facilmente o Ajax de Amesterdão por 4-0, outro clube que também já conheceu melhores momentos, tendo sido campeão europeu por quatro vezes, em 1971,72,73 e 1995.
Como a final vai ser em Portugal, oxalá pudesse ser entre o Benfica e o Porto, já que o meu clube anda arredado destas lides. Senão forem estes dois clubes, espero que a final possa ser entre o Real Madrid e o Barçelona, pois veríamos Lisboa invadida de nuestros hermanos, coisa a que até já estamos habituados.
Hoje inicia-se também a Liga Europa onde temos quatro equipas, Braga, Guimarães, Paços de Ferreira e Estoril. O Braga já foi por uma vez finalista, este ano espera-se que ganhem o maior número de jogos possível, e angariem pontos para o ranking da UEFA.