Outeiro Secano em Lisboa

Janeiro 23 2013

Para se obter sorte antes do início de um qualquer acto, é frequente o exercício de rituais, uns mais bizarros que outros. Quem segue o fenómeno desportivo, vê jogadores a benzerem-se quando entram em campo, outros entram com o pé direito, e alguns técnicos, vestem sempre a mesma peça de roupa, no dia dos jogos. Existem ainda outros rituais, por exemplo em Itália o centro mundial da religião católica, onde proliferam centenas de igrejas e catedrais para o exercício do culto, não deixa por isso de haver uma série de rituais, os quais segundo a tradição, ajudam a cumprir sonhos e  desejos dos seus visitantes. Ainda que esses rituais, contrariem de certa maneira, as coisas da fé e da religião, fazem lembrar aquele momento bíblico, quando no sopé do monte Sinai, Moisés depois de receber as tábuas da lei, e se juntou ao seu povo, encontrou-o a adorar outro Deus, diz-se que um bezerro em ouro. Moisés ficou tão irado que, partiu as tábuas da lei, e Deus teve de escrever outras. 

Não será por isso que, recorrentemente acontecem desastres naturais em Itália, mas em Verona, numa praça onde se situa um casa, que dizem ter sido dos Capuletos, os pais de Julieta, celebrizada no romance Romeu e Julieta, de Shakespeare, existe uma estátua de Julieta seminua, onde os visitantes para serem bafejados pela sorte, devem esfregar uma das suas mamas.

Em Milão nas galerias Vítor Emanuel, o gesto é mais cruel: com o calcanhar do pé esquerdo pisa-se os genitais da imagem de um touro e roda-se três vezes no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Em Florença, uma das mais belas cidades de Itália e da Europa, apesar dos crentes poderem rezar na conhecida Catedral de Santa Croce, ninguém deixa de visitar o Mercado Novo, mais conhecido por Mercado del Porcelino, um mercado ao ar livre, onde existe um javali em bronze, ao qual os florentinos insistem em chamar de porcelino (porquinho). Aqui os visitantes devem passar a mão na escultura de bronze do javali, por isso seu focinho está sempre polido e brilhante.

Mas não é só em Itália que existem esses fenómenos, um bem conhecido pela sua proximidade, passa-se em Espanha, na catedral de Santiago de Compostela, onde os vistantes tocam com a parte do corpo menos são, numa das colunas da catedral, em vez de se rezar ao santo.

Felizmente já cumpri todos esses rituais, mas, atendendo à constante perda de qualidade de vida, por causa da actual conjuntura económica, o facto de já ter estado nesses locais, parece ter sido essa, a minha maior sorte!

publicado por Nuno Santos às 20:25

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

15
19

21
24
26

29


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO