Outeiro Secano em Lisboa

Outubro 05 2013

Hoje é o primeiro dia em que se comemora o 5 de Outubro, após a abolição do feriado nacional, ao qual se juntou o dia da independência a 1 de Dezembro, mais dois feriados religiosos, o dia 1 de Novembro dia de todos os Santos e o Corpo de Deus, um feriado itinerante, porque se comemorava no 60º dia seguinte à Páscoa, em regra quase sempre no mês de Junho.

A perda do feriado do 5 de Outubro,  pelo facto de ser um sábado, não teve neste ano um grande impacto, mas o mesmo não se poderá dizer, quanto à sua comemoração.

E se em Lisboa, ainda vai haver uma sessão solene, no salão nobre da Câmara Municipal e o Palácio de Belém, vai continuar a abrir as suas portas à população, promovendo inclusive um espetáculo, onde irão atuar os Lavoisier, um grupo composto por um jovem casal das minhas relações pessoais, mas com muita qualidade, garanto-vos.

Lamentavelmente em Chaves, não vi na agenda cultural algo relacionado com as comemorações do 5 de Outubro, pese embora seja uma das cidades do país, com grandes ligações à república. Desde logo com nomes como o de António Granjo, um dos seus primeiros ministros, tendo pago com a vida, esse serviço público.

A própria cidade de Lisboa , reconheceu a importância da nossa cidade na consolidação da república, atribuindo o seu nome à avenida paralela com a Avenida da República e com a Avenida 5 de Outubro.

Talvez seja ainda, por causa das eleições do passado fim de semana, cujo resultado deu um empate a três, entre o PSD e o PS, e um mandato para o MAI. Por via disso já se diz em tom jocoso, de que o João Neves (MAI) é que vai mandar na Câmara, pois cabe-lhe a ele o fator de desempate.

Ou então o pessoal deve andar todo embrenhado nas vindimas, porquanto eu ainda não vi qualquer sinal de festejos, nem ouvi qualquer banda a tocar o hino nacional o qual, juntamente com a esfinge da fotografia, é outro dos símbolos da república.

 

publicado por Nuno Santos às 09:02

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
16
18
19

20
22
24
26

28
29
30


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO