Outeiro Secano em Lisboa

Dezembro 17 2013

 

As cores que pintam Outeiro Seco

 

Confesso que não sou um leitor assíduo do Correio da Manhã, embora por vezes dê uma espreitadela à sua primeira página. Há dias um amigo fez-me chegar uma fotocópia de uma reportagem publicada na revista, que, aos domingos acompanha o jornal.

Tratava-se de uma reportagem sobre a nossa jóia da coroa, ou seja a nossa igreja da Sra da Azinheira. Ora um outeiro secano em Lisboa ao ver publicado num jornal da capital, uma reportagem sobre a sua terra, claro que fica cheio de orgulho.

Soube depois que se trata de uma selecção de monumentos nacionais, elaborada pelo Francisco José Viegas, a que ele designou por imperdíveis jóias da coroa. Como sabem o Francisco José Viegas não sendo um outeiro secano, os seus pais são residentes na aldeia, vivendo a menos de cem metros desta jóia imperdível que é, a nossa igreja da Sra da Azinheira.

O Francisco José Viegas embora não tenha  nascido em Chaves, faz parte de um extenso rol de personagens que, estudou no Liceu Fernão de Magalhães, e que desempenham lugares de destaque na sociedade portuguesa, ele mesmo foi até há pouco tempo, secretário de estado da cultura.

Esta reportagem foi escrita pela jornalista Ana Borges Pinto, e retrata com fidelidade a história da nossa igreja, quer do ponto de vista arquitectónico como do seu património interior, não só o que está visível, mas faz também referência aos frescos retirados e patentes nos museus, Soares dos Reis no Porto e Alberto Sampaio em Guimarães.

É sempre bom vermos a divulgação da nossa terra por bons motivos, por isso da minha parte, um muito obrigado ao Francisco José Viegas, e um cumprimento aos seus pais, de quem tenho o prazer de ser amigo.

publicado por Nuno Santos às 19:15

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13

16
18
19
21

22
23
24
25
26
27

29


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO