Outeiro Secano em Lisboa

Fevereiro 01 2013

 

Nesta época do ano proliferam por todo o país, as feiras de sabores da terra, onde por regra geral, o porco, é o rei da festa, e o fumeiro, o produto mais transaccionado. Depois das feiras de Boticas e de Montalegre, temos neste fim-de-semana, a feira de sabores em Chaves, e em breve será a de Vinhais, cingindo-nos apenas à região transmontana.

Para os apreciadores destes produtos que, não possam ir a Chaves, se viverem na capital ou arredores, poderão adquiri-los numa das ruas mais movimentadas de Lisboa, a rua Augusta, onde, entre os dias 1 a 3 de Fevereiro, decorrerá uma feira destes produtos.

A rua Augusta

Emoldurando navios

Atravessa a Santa Justa

Para ir beijar o Rossio

Lamentavelmente, não posso ir a nenhuma dessas feiras, porquanto, neste fim-de-semana, estarei no Alentejo profundo, (Vila Nova de S. Bento) por sinal, outra região bem rica em produtos de porco, nomeadamente do porco preto.

Mas no fim-de-semana do Carnaval, irei a Alturas do Barroso comer um cozido, que, segundo referências, é onde se come o melhor cozido do mundo. Espero que assim seja porque, não é propriamente uma equipa de futebol, pois não há equipas mistas, mas seremos onze elementos, a degustar o cozido.

 

publicado por Nuno Santos às 17:21

Chaves, terra de boas tradições e melhores sabores.
Como diz o Nuno, uma equipa de elite que terei o privilégio de integrar, estará presente em Alturas para saborear o melhor cozido do mundo. Trata-se de uma casa pequena com não mais de 22 comensais, construída em blocos de granito. As carnes são caseiras e o fumeiro está exposto. As hortaliças são cozidas em panelas de ferro no chão. O vinho tinto da casa é excelente. Prevejo que o almoço se prolongue pela hora da sesta. Esperemos que a estrada esteja limpa da neve que tem caído.
É pena que os Caretas de Bragança e os Cigarrons de Verin não apareçam por lá.
Aproveito para saudar as Manas que vão na equipa.
Júlio, Lisboa.
Júlio a 1 de Fevereiro de 2013 às 19:21

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
16

22
23

26


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO