Outeiro Secano em Lisboa

Julho 08 2014

 

 

Hoje é o feriado municipal em Chaves que, como em quase todos os municípios, excepto aqueles que escolheram dias de santos, como o Santo António, São João ou São Pedro, este dia do município, costuma estar ligado a uma data ou a um acontecimento ocorrido na terra.

Há já muitos anos que Chaves escolheu o dia 8 de Julho, porque é o dia em que os republicanos deram a estocada final na monarquia, tendo isso ocorrido precisamente no nosso concelho, e em terrenos que à data pertenciam à freguesia de Outeiro Seco.

Os factos são por demais conhecidos, existe um livro com o nome de “Ataque a Chaves” da autoria de Joaquim Leitão, escrito em 1916, que descreve tudo isso, e Lisboa reconheceu o feito, ao escolher toponimicamente o nome da avenida paralela à avenida da República, como avenida Defensores de Chaves.

Porém esta data do dia do município, foi desde sempre contestada por muitos flavienses, por evocar um acontecimento bélico e fratricida, colocando portugueses e flavienses, dos dois lados da barricada.

Só que já se passaram 102 anos após este acontecimento, e nenhum executivo teve a coragem para alterar esta data do dia do município.

O certo é que também não a têm aproveitado, para fazer dela uma grande promoção e divulgação, ao contrário do que se faz noutras terras, em que os feriados municipais, são um polo de atracção e divulgação das potencialidades do concelho.

Em Chaves estes festejos fazem lembrar, quando chegam a uma certa idade, e já não há prazer em se comemorar os anos, por isso seus programas de festas são algo insípidos e raramente ultrapassam as fronteiras da cidade.

Contudo os outeiro secanos podem ir ouvir a sua Banda, porque inserido no programa das festas, dá hoje um concerto no Largo das Freiras. E digo Largo das Freiras, para não dizer Largo General Silveira, porque isso é mais um lugar de polémica na cidade.  

publicado por Nuno Santos às 07:47

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

14


28


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO