Outeiro Secano em Lisboa

Fevereiro 25 2013

Esta madrugada ficamos a conhecer os vencedores dos oscars de 2013, cujos laureados, contrariamente ao que tem acontecido em anos anteriores, não tiveram um grande efeito surpresa. A noite dos óscares é para os cinéfilos mas não só, uma noite muito especial, por causa do glamour dos artistas e convidados.

Confesso que não perco muito tempo com isso, embora goste de saber quem foram os premiados, e nas minhas idas ao cinema,  a escolha é feita muitas vezes em função da classificação dos filmes. Ainda não tive oportunidade de ver todos os filmes premiados, mas fiquei satisfeito com o facto de Daniel Day Lewis ter ganho o óscar de melhor actor.

Há dias vi o filme Lincoln, protagonizado pelo Daniel Day Lewis, onde o actor encarna de tal modo a personagem, que quase parece o próprio Abraham Lincoln, tal como o vemos em fotografias da época.  O filme não é uma autobiografia sobre o 16.º presidente da América. A acção incide essencialmente na aprovação da 13ª emenda à constituição americana, onde se aprovou o fim da escravatura.

Frequentemente conhecemos situações e jogos de bastidores, ocorridos em vários areópagos, parlamentares mas não só. Apesar deste acontecimento ter ocorrido em 1865, foi curioso conhecer os meios e as formas utilizados, para obter essa aprovação. Quem assistir ao filme, ficará a saber que essas jogadas de bastidores, já se faziam nesse tempo, mesmo no país da democracia. Para obter os votos necessários, o partido republicano liderado por Lincoln, comprou vinte e três votos a senadores democratas, a troco de benesses e lugares de protagonismo.

Ainda que o post sobre os Lavoisier, pareça não ter nada a ver com este, existe contudo uma particularidade, a qual gostaria de referir. A Empire, que é a revista de cinema mais vendida no mundo, editada também em versão portuguesa, tem como sua directora a Sara Afonso, que é irmã do Roberto Afonso, músico dos Lavoisier. A Sara nasceu em Vinhais, e veio com pouco mais de um ano para Lisboa, sendo uma prova de que em Trás-os-Montes, além do bom fumeiro,  também se produzem bons valores humanos.
publicado por Nuno Santos às 23:25

Nuno tu aqui trazes novidades de toda a classe. Gosto!

o que gosto de ver é quem passa pela red carpet mas desta vez nem isso vi. Adoro o cinema mas o filme "Lincoln" nao me chama atençao, mt bla...bla.... eu gosto é de acçao,adventure, suspense e por ai fora. O Mr. Daniel Day Lewis nao é dos meus actores preferidos , pos isso dou um pass neste filme. Isso sim adoro todos os filmes da Anne Hathaway.

ta dito! Vou acaar com o manjar que ja esta a refece r:-)
Lurdes a 26 de Fevereiro de 2013 às 17:31

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
16

22
23

26


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO