Outeiro Secano em Lisboa

Abril 07 2014

 

 Foto de Fernando Ribeiro

 

                                                                                               fotos de Fernando Ribeiro

 

Este fim-de-semana vi uma reportagem na televisão, sobre o estado da casa pertencente à família de Aristides Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal distrito de Viseu, e claro essas imagens trouxeram-me à memória, o solar dos Montalvões, por se situar na minha aldeia.

Bem sei que o protagonismo político da família Sousa Mendes foi diferente da família Montalvão. Durante a II Guerra Mundial Aristide Sousa Mendes enquanto cônsul de Portugal em Bordéus, salvou mais de 30.000 vidas concedendo vistos a judeus, salvando-os assim do holocausto.

 Mas a incúria em que se deixou chegar estas duas pérolas da construção solarenga da província, são semelhantes.

E se a casa de Aristides de Sousa Mendes se deveu à falta de meios da família, para a conservar, também porque Salazar ostracizou o cônsul, condenando-o quase à miséria.

O caso do solar dos Montalvões torna-se diferente, porque, pouco após o 25 de Abril e quando o solar ainda mantinha uma boa funcionalidade, precisando apenas de obras ao nível da cobertura, foi adquirido pela Câmara Municipal de Chaves. Ora, toda a degradação em que hoje se encontra, ocorreu já quando era património público.

Contudo soubemos que a casa de Aristides Sousa Mendes está em processo de restauração, o qual se vai iniciar já no mês de Maio. Enquanto que o solar dos Montalvões, pese embora várias promessas já apregoadas, lá continua a degradar-se em cada dia que passa.

Em Cabanas de Viriato a população fez um cordão humano para pressionar a sua recuperação, em Outeiro Seco assobiamos para o lado, ou vamos fazendo de vez em quando uma festa no páteo, com o patrocínio camarário. Da minha parte e como outeiro secano embora não residente, faço também uma mea culpa, por toda esta resignação.

publicado por Nuno Santos às 07:51

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
16
19

20
21
22
23
26

28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO