Outeiro Secano em Lisboa

Setembro 04 2014
Festa do avante onde se pode comer as iguarias de todo o país e do mundo

A festa do avante é uma festa cultural e de música que dura três dias, realizando-se no primeiro fim de semana de setembro, e por isso, quase sempre coincidente com a festa da Sra da Azinheira em Outeiro Seco, sendo a festa do avante, a maior festa que se realiza em Portugal.

Seguindo o modelo das festas do L'Unita, órgão oficial do partido comunista italiano e do L' Humanité, órgão oficial do partido comunista francês a primeira festa realizou-se em 1976, no vale do Jamor, passando depois pela lezíria de Loures, Alto da Ajuda até que se fixou em terrenos próprios, na quinta da Atalaia no Seixal.

Montada com o trabalho voluntário de cerca de 12.000 militantes comunistas, muitos deles tiram as suas férias, para trabalharem na montagem da festa. Infelizmente e por causa da sua coincidência com a nossa festa, a minha presença tem sido intermitente, com grande pena minha, pois trata-se de uma festa magnífica, quer pelo ambiente como pelo cartaz dos artistas presentes, e onde tenho histórias engraçadas qu ficarão para uma outra altura.

Nesta edição vão estar presentes e pela primeira vez os Lavoisier, uma banda por quem tenho um carinho muito especial, por serem das nossas relações pessoais.

No próximo domingo dia 7, o último dia desta festa, vai ser lançado na nossa aldeia mais um livro, que, de certa maneira é uma homenagem ao amigo Augusto Escaleira, ele que quando mais novo, foi também um dos “habitués” desta festa, onde nos encontramos várias vezes.

Porém desta vez o nosso encontro vai ser no largo do tanque, onde vai decorrer o evento, mas é com alguma nostalgia que falto mais uma vez à festa do Avante, porque tal como diz o slogan “Não há festa como esta”    

publicado por Nuno Santos às 07:56

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14




links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO