Há dias escrevi que a Mural da História é uma empresa conceituada na requalificação de pinturas murais, com trabalhos em vários monimentos e edifícios classificados, alguns em parceria com a Nova Conservação,uma empresa do Nuno Proença, cliente da Nucasehá mais de vinte anos.
A Nova Conservação foi responsável pela requalificação de vários monumentos, um pouco por todo o país, entre os quais se destacam a estátua do Marquês de Pombal, a Torre de Belém, os Claustros do Mosteiro dos Jerónimos ou a Charola do Convento de Cristo em Tomar.
Entretanto durante a minha ida aí no Natal, soube que a intervenção da Mural da História na capela da Sra do Rosário está suspenso, porquanto, a Câmara Municipal de Chaves ainda não disponibilizou os meios com que se comprometeu, para a substituição do telhado da capela, uma condição essencial para que as obras da conservação dos frescos se possam concluir.
Apesar do tempo meteorológico ter estado algo instável a substituição do telhado, não demora mais do que dois dias, dependendo da quantidade de pessoal disponibilizado e de uma consulta ao site da meteorologia para programar um período de tempo seco.
Só com a substituição do telhado se podem concluir os restantes trabalhos da restauração da capela, como a montagem do altar e a conservação dos frescos, para que a imagem da Sra do Rosário regresse à sua capela, e Outeiro Seco recupere mais uma jóia do seu património.