Outeiro Secano em Lisboa

Dezembro 10 2014

Ricardo Salgado.jpg

 

Embora nunca tenha sido um amante da Matemática, paradoxalmente tive sempre uma inclinação pela contabilidade, talvez por ser uma ciência de certeza, onde um cêntimo é um cêntimo e o débito tem de ser igual ao crédito, dando-me um certo sentimento de justiça e de igualdade.

Assim quando no longínquo ano de 1973 saí da escola, deparavam-se-me duas alternativas, ou ia para as Finanças, sujeitando-me a um estágio não remunerado de alguns meses, aguardando depois a abertura de um concurso de admissão, ou tentava a contabilidade em Lisboa, onde para lá do fascínio de vir para a grande cidade, havia a possibilidade de continuar os estudos.

Ganhou a segunda alternativa, tornando-me contabilista, uma terminologia mais tarde substituída pela de TOC – Técnico Oficial de Contas. Curiosamente o termo contabilista, aparece de vez em quando, embora  por maus motivos como ontem na Assembleia da República, o local onde curiosamente foi reconhecida a OTOC - Ordem dos Técnicos de Contas e aprovados os seus estatutos.

Quem ressuscitou a figura do contabilista, foi o Dr. Ricardo Salgado, até há poucos meses o DDT - Dono Disto Tudo, mas que ontem vestiu a pele de incauto administrador, enganado pelo contabilista.

Para quem está no meio sabe bem que, os técnicos oficiais de contas, limitam-se a classificar os elementos contabilísticos disponibilizados e se os seus relatos financeiros apresentam lucro ou prejuízo, isso depende das operações que esses gerentes e administradores fizeram, durante os seus actos de gestão.

Por isso, depois de tudo o que tem sido tornado público, nomeadamente as actas de reuniões e cartas com denúncias de má gestão, é preciso o Dr. Ricardo Salgado ter muita lata para vir dizer que, a culpa dos resultados negativos do GES, são do contabilista.

publicado por Nuno Santos às 18:21

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Dezembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12

14
15
17
18
20

21
22
23
24
25
26
27

28
31


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO