Outeiro Secano em Lisboa

Outubro 30 2014

 

Para quem como eu se emociona com o cante alentejano, aqui fica um mix extraído do filme documentário, “Alentejo, Alentejo” acabado de ser premiado, num festival de cinema na Colômbia.

Este filme realizado por Sérgio Tréfaut, foi encomendado pela Câmara Municipal de Serpa, servindo de apoio à candidatura do cante alentejano, a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, cuja aprovação das candidaturas irá ocorrer, entre os dias 24 e 29 de novembro.

Sabe-se desde já de que esta candidatura passou à fase final, por isso  tudo aponta para que depois do fado, venhamos a ter também o cante alentejano, como Património Imaterial da Humanidade.

Por falar em Alentejo, no próximo dia 2 e como é costume, de há uns anos a esta parte, a minha mãe desce ao Alentejo, onde passa uma parte do outono e do inverno, só regressando à aldeia na Primavera, tal como as andorinhas.

É também nessa altura que mais vezes visito o Alentejo, ainda que todas as alturas sejam boas, tal a beleza da sua paisagem e a simpatia e hospitalidade das suas gentes, quer seja do Alto ou Baixo Alentejo, ou como diz a canção; Alentejo terra sagrada do pão, eu hei-de ir ao Alentejo, seja no inverno ou no verão.

publicado por Nuno Santos às 12:53

embora seja a região do país que menos gosto
tenho uma certa simpatia pelo canto alentejano e espero que como o fado saia vencedor
também gosto de alguns bons fadistas alentejanos
não compro vinho nem azeite alentejano pois como transmontano temos o vila flor extra virgem a uma preço que varia entre 13 e 15 reais meio litro e foi considerado juntamente com o andorinha não me lembro o os outros dois como os 4 melhores azeites consumidos no país não tinha nenhum alentejano e o vinho ou é douro ou é dão e de vez em quando um verde
quanto ao reto só quero que a minha madrinha tenha uma ótima estadia e quando a visitares dá-lhe um grande abraço e não só para ela mas para todos
vasco sobreira garcia a 1 de Novembro de 2014 às 16:54

Por curiosidade qual é fonte de informação relativa aos 4 melhores azeites consumidos em Portugal que referiu? Ainda este ano como se pode ler no link abaixo e passo a citar foram "O azeite da Casa Agrícola Roboredo Madeira e o da Sociedade Agrícola Vale de Ouro, mais conhecido por Azeite Oliveira da Serra, foram os dois azeites portugueses que “brilharam”, saindo distinguidos com a medalha de ouro" um deles é produzido em várias regiões do Alentejo, com certeza sabe onde são produzidos ambos.
Anónimo a 5 de Novembro de 2014 às 23:19

Belo comentário vindo de um transmontano, demonstra que sabe reconhecer e divulgar o que de bom e belo também há noutras regiões do nosso país.
Anónimo a 5 de Novembro de 2014 às 23:20

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Outubro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

15

20
24

28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO