Outeiro Secano em Lisboa

Março 04 2016

SportingBenfica.jpg

Amanhã é dia de dérbi e por coincidência, faz trinta e oito anos que neste dia 5 de março, também houve um dérbi em Alvalade, pese embora fosse para a taça. O Sporting ganhou esse jogo por 3-1, tendo marcado pelo Sporting, Manuel Fernandes (2) e Salif Keita e pelo Benfica, Humberto Coelho.

Entre os mais de sessenta mil espetadores a assistir a esse jogo, encontrava-se comigo o nosso conterrâneo Filipe Assunção, também conhecido por Chalipa, porque a sua irmã Júlia em miúda pronunciava muito mal as palavras e em vez de lhe chamar Filipe, chamava-lhe Chalipa.

O Filipe era um fervoroso adepto sportinguista e antes de ter emigrado a salto para França, sendo um dos primeiros a desbravar esse caminho, só conseguido à segunda vez, porque na primeira tentativa, o grupo onde ia inserido, fora intercetado e preso no País Basco, já bem perto da fronteira com a França.

Bem antes da sua ida para França aos domingos à tarde, o Filipe não perdia um relato do seu Sporting fosse na taberna do Zé Merceana, ou em casa do senhor Eurico, onde o seu genro António também ele adepto sportinguista, colocava o rádio numa mesa da varanda com o volume quase no máximo, para gáudio dos entusiastas da bola.

Entre todos os ouvintes, o Filipe era o maior entusiasta, e apesar do volume alto da telefonia, colava o ouvido ao aparelho, como se quisesse entrar lá dentro e marcar ele próprio o golo da vitória do seu Sporting.

Nesse longínquo dia de 5 de março de 1978, choveu a bom chover, mas como é costume dizer-se, jogo molhado jogo abençoado, também a previsão dos serviços de meteorologia para amanhã é de aguaceiros, por isso espero que o Sporting amanhã repita o êxito de há trinta e oito anos, pois estou seguro de que o meu amigo Filipe, lá onde ele estiver, não deixará de vibrar com a vitória do nosso clube.

publicado por Nuno Santos às 17:31

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Março 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
16
17

25
26

27
30


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO