Ontem vimos nos telejornais, as grandiosas manifestações realizadas no domingo no Brasil, calculando-se que cerca de dois milhões de pessoas, ou seja 1% do povo brasileiro, pois o Brasil tem mais de duzentos milhões de habitantes, terão pedido na rua, a demissão da presidente Dilma Rousseff.
O que o mais me impressionou nessas manifestações, foi que entre esses manifestantes, não vi negros nem pés descalços, apenas se viam brancos bem vestidos, da chamada classe média, a qual antes da chegada do PT ao poder, quase não existia.
Não quero com isto branquear as situações de corrupção, que estão também na atualidade, infelizmente uma prática corrente no Brasil, como em outras partes do globo, pois esse combate cabe aos tribunais e nesse capítulo, os tribunais do Brasil, ao que parece, estão a fazê-lo bem, sendo até bem mais céleres e eficazes, do que os tribunais portugueses.
Mas este movimento contestatário no Brasil, parece-me ter alguma similitude com o que se passou na Venezuela, no tempo de Chávez e sinceramente, pela simpatia que sinto pelo Brasil, não gostaria de o ver transformado numa Venezuela.