Outeiro Secano em Lisboa

Abril 30 2014

 

 

 

No fim da idade média início da idade moderna, as cidades de Lubeck e de Colónia, criaram uma associação denominada Liga Hanseática, mais tarde alargada às principais cidades do mar Báltico e do mar do Norte. Esta associação pode considerar-se o modelo, do qual viria a resultar centenas de anos mais tarde a CEE - Comunidade Económica Europeia, porque ambas as organizações regulavam apenas relações comerciais.

Após termos dormido no primeiro dia em Hamburgo, e como Copenhaga era o nosso destino apenas ao fim do segundo dia, como a visita a Lubeck já estava no nosso plano, foi para aí que orientamos o GPS, e em boa hora o fizemos porque, ficamos a conhecer mais uma cidade deslumbrante.

Dada a sua relação com a fundação da Liga, não será difícil imaginar quão importante terá sido esta cidade no passado, e ao contrário de Colónia que, durante a II Grande Guerra foi completamente arrasada pelos aliados, dizendo-se que o único edifício preservado foi a catedral, a cidade de Lubeck ficou incólume, sendo hoje uma cidade património mundial, reconhecida pela Unesco, com cerca de mil edifícios de interesse histórico.

Almoçamos na esplanada de um restaurante de charme, cuja cozinha ficava precisamente na cave de um desses edifícios históricos, e como era domingo circulava-se com grande à vontade por toda a cidade, pela qual fizemos uma visita panorâmica, entrando em algumas igrejas que estavam abertas.

A religião professada nesta região é o protestantismo, por isso as igrejas estão despojadas das riquezas de ouro e prata que, habitualmente se vêem nas igrejas católicas, mantendo contudo a sua beleza estética e arquitectónica.

Nesse périplo pela cidade adquirimos os famosos bolos de massapão, considerados os melhores do mundo, feitos com uma técnica algo semelhante aos nossos D. Rodrigos do Algarve.

Depois do registo fotográfico e mnemónico do que vimos nesta bela cidade, seguimos para Puttgarden, o local onde se apanha o ferry que faz a ligação da Alemanha à Dinamarca.

Nota: por razões operacionais estas fotos foram extraídas do Google e não da minha Cannon que também as registou.

publicado por Nuno Santos às 12:47

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
16
19

20
21
22
23
26

28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO