Outeiro Secano em Lisboa

Maio 07 2014

 

 

Para quem acompanha desde há muitos anos o fenómeno desportivo, é vulgar associar as cidades que visita aos clubes de futebol. Uns porque já defrontaram clubes portugueses nas provas europeias, noutros casos a própria selecção, e com efeito a selecção da Dinamarca, tem sido uma adversária frequente de Portugal, quer nas fases de apuramento para o Europeu, como para o Mundial.

Os últimos clubes dinamarqueses que mais recentemente defrontaram o Sporting foram, o Midtjylland e o Brondby. Mas os sportinguistas jamais esquecerão um dinamarquês que, no ano de 2000 nos ajudou a quebrar o longo jejum de dezassete anos, quando nos sagramos campeões, tendo como guarda-redes, o grande Peter Schmeichel, que, no seu tempo foi considerado um dos melhores guarda-redes do mundo.

Não tenho ideia de alguma vez termos defrontado o Odense, um dos clubes mais antigos do mundo, fundado no ano de 1887, mas esta cidade já no sudoeste da Dinamarca, é bem mais conhecida pelo seu centro universitário do que pelo seu clube, e também mais importante do ponto de vista social e estruturante para a cidade.

Almoçamos em Odense e fizemos uma visita panorâmica pela cidade, visitando entre outros pontos de interesse, a casa onde nasceu Hans Cristian Andersen.

Embora tenha nascido em Odense, Hans Cristian Andersen viveu a maior parte da sua vida em Copenhaga, celebrizando-se pelos seus escritos nomeadamente contos, sendo os mais conhecidos “O soldadinho de chumbo, o patinho feio e a pequena sereia” cuja estátua é um dos ex-libris de Copenhaga.

Depois de Odense continuamos rumo ao sul e à Alemanha, desta feita fazendo a travessia entre os dois países por via terrestre, através de uma ponte. Entretanto como era terça-feira, um dia normal de trabalho, à passagem por Hamburgo com destino a Bremen, sentimos os efeitos das entradas nos grandes centros industriais, apanhando um gigantesco engarrafamento, chegando quase aos vinte quilómetros. Por via disso chegamos a Bremen quase à hora do jantar.

publicado por Nuno Santos às 07:30

Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


20

28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
blogs SAPO