Outeiro Secano em Lisboa

Maio 07 2014

 

 

Para quem acompanha desde há muitos anos o fenómeno desportivo, é vulgar associar as cidades que visita aos clubes de futebol. Uns porque já defrontaram clubes portugueses nas provas europeias, noutros casos a própria selecção, e com efeito a selecção da Dinamarca, tem sido uma adversária frequente de Portugal, quer nas fases de apuramento para o Europeu, como para o Mundial.

Os últimos clubes dinamarqueses que mais recentemente defrontaram o Sporting foram, o Midtjylland e o Brondby. Mas os sportinguistas jamais esquecerão um dinamarquês que, no ano de 2000 nos ajudou a quebrar o longo jejum de dezassete anos, quando nos sagramos campeões, tendo como guarda-redes, o grande Peter Schmeichel, que, no seu tempo foi considerado um dos melhores guarda-redes do mundo.

Não tenho ideia de alguma vez termos defrontado o Odense, um dos clubes mais antigos do mundo, fundado no ano de 1887, mas esta cidade já no sudoeste da Dinamarca, é bem mais conhecida pelo seu centro universitário do que pelo seu clube, e também mais importante do ponto de vista social e estruturante para a cidade.

Almoçamos em Odense e fizemos uma visita panorâmica pela cidade, visitando entre outros pontos de interesse, a casa onde nasceu Hans Cristian Andersen.

Embora tenha nascido em Odense, Hans Cristian Andersen viveu a maior parte da sua vida em Copenhaga, celebrizando-se pelos seus escritos nomeadamente contos, sendo os mais conhecidos “O soldadinho de chumbo, o patinho feio e a pequena sereia” cuja estátua é um dos ex-libris de Copenhaga.

Depois de Odense continuamos rumo ao sul e à Alemanha, desta feita fazendo a travessia entre os dois países por via terrestre, através de uma ponte. Entretanto como era terça-feira, um dia normal de trabalho, à passagem por Hamburgo com destino a Bremen, sentimos os efeitos das entradas nos grandes centros industriais, apanhando um gigantesco engarrafamento, chegando quase aos vinte quilómetros. Por via disso chegamos a Bremen quase à hora do jantar.

publicado por Nuno Santos às 07:30

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


20

28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO