Outeiro Secano em Lisboa

Junho 04 2016

Estrada nacional 2.jpg

Há quem defenda que a Estrada Nacional 2 deveria ser a grande via estruturante do país, porque o liga de norte a sul (Chaves-Faro), fazendo-se a partir dessa via, a intercessão com o litoral e o interior. Porém não foi essa a opção e o país, inclinou-se todo para o litoral, havendo autoestradas que, distam menos de dez quilómetros entre elas, como acontece em vários troços da A1 e da A8, visíveis a olho nu.

Atualmente a Estrada Nacional 2, é utilizada como símbolo  meramente romântico, e praticamente utilizada, apenas pelos residentes locais. De vez em quando a EN 2 é notícia porque, em nome desse romantismo, alguém se lembra da sua existência.

Há alguns anos foi João Catarino, um professor e ilustrador que, numa carrinha Volkswagen chamada “pão de forma” percorreu essa estrada, ligando Chaves a Faro, ilustrando vários locais e paisagens por onde passou, escrevendo um livro com 127 páginas, o qual tive o privilégio de adquirir, mas que está atualmente esgotado, merecendo uma nova  reedição.

Hoje um grupo de ciclistas da zona de Coimbra, do qual faz parte o outeiro secano Rui Rio Martins, irão fazer o percurso da estrada nacional 2, tendo como missão, um projecto filantrópico. Eles vão tentar nos locais de paragem, angariar fundos para o Centro de Medicina Desportivo – Rovisco Pais.

Desejamos que a viagem decorra com a maior naturalidade e ao mesmo tempo, que consigam não só dar maior projeção à Estrada Nacional 2, como angariar o máximo de fundos possível para a causa a que se propõem.

 

publicado por Nuno Santos às 09:09

deve ser um passeio muito bonito
que corra tudo de acordo com o planeado
vasco sobreira garcia a 5 de Junho de 2016 às 01:53

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Junho 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
16
17
18

19
20
21
23
24

26
27
28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO