Outeiro Secano em Lisboa

Janeiro 15 2017

falecimento.jpg

Outeiro Seco, tal como a maioria das localidades do interior do país, vai ficando cada vez mais desertificada, sendo várias as razões dessa desertificação. Uma delas é o desaparecimento das gerações mais velhas, seguindo o ciclo da vida, pese embora o seu tempo de vida, tenha vindo sucessivamente a aumentar.

A segunda causa é o abandono dos seus naturais para outras paragens, em busca de melhor qualidade de vida. Alguns para os grandes centros, outros porém para o estrangeiro, donde não mais regressam.

A terceira causa e não menos despiciente, é a fraca natalidade existente, pois se os naturais em idade de procriação saem, logo não pode haver nascimentos. Ao lembrar-me que no ano do meu nascimento, 1955, nascemos na aldeia onze rapazes e onze raparigas, agora nem durante uma década se atinge este número de nascimentos.

Porém, o objectivo do post de hoje, tem por fim informar os outeirosecanos espalhados pela diáspora, de que só neste ano de 2017, a aldeia já perdeu três conterrâneos, todos na mesma semana.

Depois do falecimento do Sr. Alexandre Batista, (Moucho) seguiu-se o Manuel Melo (filho da Minda Melo) e hoje acaba de falecer o Sr. Eustáquio Dias.

Os dois primeiros não eram propriamente velhos, porém, ambos estavam em sofrimento, vítimas de doenças prolongadas.

 O Sr. Eustáquio era um nonagenário, e uma figura carismática da aldeia. Galhofeiro e bem-disposto esteve ligado a vários episódios que fazem parte da memória coletiva da aldeia, desde a ocupação da Abobeleira, à fundação do Gaiteiro de Outeiro Seco na década de trinta.

Desconheço ainda o dia e a hora do funeral do Sr. Eustáquio, contudo aqui ficam os meus sentidos pêsames, às famílias dos três falecidos.  

publicado por Nuno Santos às 16:27

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Janeiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
14

16
19
20
21

22
23
24
25
27
28

30
31


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO