Outeiro Secano em Lisboa

Abril 10 2016

kroller muller.jpeg

hoge veluwe.jpg

Hoje em dia fala-se tanto em fortunas desviadas para paraísos fiscais, onde o dinheiro aí depositado, serve apenas para a satisfação pessoal dos seus titulares. Felizmente vai havendo pelo mundo alguns afortunados, que, em vez de amealharem esse pecúlio, apenas para proveito próprio, partilham-no com a comunidade, através da constituição de fundações culturais, filantrópicas ou outras.

Em Portugal as mais conhecidas são a Fundação Gulbenkian, a Fundação Champalimaud ou a Fundação Bissaya Barreto de Coimbra, proprietária do parque Portugal dos Pequenitos. Contudo existem algumas das quais os seus fins, não justificam os meios gastos.  

A existência das Fundações é uma prática comum em todo o mundo e na Holanda onde me encontro actualmente, entre muitas outras existe a Fundação Helene Kröler Müller que a não ser na dimensão do seu parque, no restante, é muito parecida com a Fundação Gulbenkian.

Situada perto de uma pequena cidade chamada Otterlo a cerca de uma hora de Amsterdam, esta fundação está integrada no Parque Natural Hoge Vewule, composto por um parque de floresta e uma pradaria, com uma área que nem sei quantificar, mas terá bem mais de 5 mil hectares.

Entre outros serviços, a Fundação Helene Kröler Müller tem um museu, o qual reúne toda a arte, desde a pintura à escultura espalhada não só pelas suas galerias como pelos seus belos jardins.

Embora estejam representados todos os grandes artistas desde os impressionistas aos mais modernos, o seu maior destaque vai para Vincent Van Gogh com 90 pinturas e mais de 180 desenhos, ocupando duas das maiores galerias do museu.

Devido à extensão do parque a sua deslocação pode ser feita de duas maneiras ou de automóvel para o qual tem de pagar um ingresso ou em alternativa, à boa maneira holandesa, de bicicleta. Para o efeito existem centenas de bicicletas espalhadas pelo parque bastando para o efeito pegar e pedalar.

Aconselho a quem visitar a Holanda que não se restrinja apenas a Amsterdam e ao Red Light pois existem muitos outros locais de interesse a visitar e o Museu e Jardis de Escultura de Kröller Müller, bem como o Parque Hoge Veluwe é um desses locais de referência.

publicado por Nuno Santos às 16:16

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Abril 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
16

17
20
21
22
23

24
25
26
28
29


links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO