Outeiro Secano em Lisboa

Agosto 31 2014
O futebol tornou-se desde o século passado no maior fenómeno social a nível mundial, ao ponto de a sua audiência nos campeonatos do Mundo, terem ultrapassado a dos Jogos Olímpicos, pese embora estes venham do tempo da Antiga Grécia. De salientar que a influência dos Jogos Olímpicos era tal que, durante a sua duração, conseguiam até obter tréguas para as guerras.

É evidente que a televisão contribuiu muito para a divulgação deste fenómeno e a título de exemplo, ontem num sábado à noite, os três canais de informação, RTP Informação, SIC Notícias, e TVI 24, tinham programas dedicados ao dérbi, falando de hipotéticos sistemas técnico táticos a utilizar hoje pelos treinadores.

Só que o futebol actual, nomeadamente a nível de clubes, está a ganhar uma dimensão de tal forma mercantilista, que se não houver uma maior regulação pela UEFA e pela FIFA, poderá abalar num futuro próximo, a emoção que anda à volta deste fenómeno.

O jogo de hoje é uma prova dessa desregulação, fala-se inclusive que três dos jogadores que hoje estarão no estádio da Luz, amanhã poderão estar já noutros clubes, são os casos de Enzo Perez do Benfica, e de William de Carvalho e Sliman do Sporting.

Tudo isto porque o futebol se deixou minar pelos interesses financeiros de empresários e dos Fundos de Investimento, em detrimento das opiniões dos sócios nas assembleias gerais. Os salários dos jogadores estão de tal forma inflacionados que, acabaram com o amor à camisola. Os adeptos só querem resultados positivos e imediatos, os jogadores, atendendo à sua profissão de rápido desgaste e de pouca duração, querem ganhar muito no menor espaço de tempo, independente dos contratos que tenham assinado.

Diz-se que nos dérbis ganha a equipa que está pior, embora as estatísticas não comprovem isso. A mim parece-me que neste ano, existe um maior equilíbrio entre as equipas do Benfica e do Sporting, estando por isso  reunidas todas as condições para que seja um bom jogo de futebol e que ganhe o melhor, embora deseje que o melhor, seja o Sporting.

 

publicado por Nuno Santos às 08:35

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um outeiro secano residente em Lisboa, sempre atento às realidades da sua terra.
mais sobre mim
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
16

18
21

30



links
pesquisar
 
Visitantes
subscrever feeds
blogs SAPO